Mayekawa do Brasil: responsabilidade industrial e social através da amônia verde

Alinhada com soluções para Hidrogênio Verde e Captura de Carbono, a Mayekawa, que é especialista em soluções com amônia, já  disponibiliza ao mercado a versão verde do refrigerante.

A amônia é um produto básico na indústria química, tendo aplicações domésticas e industriais. Na parte da indústria, entre outras utilizações, a amônia é usada como gás refrigerante nos processos de resfriamento de câmaras frigoríficas, refrigeração e ar condicionado industrial. Prestes a completar 100 anos de atividades no mundo, e 56 anos de Brasil, a Mayekawa atua fortemente em desenvolvimentos de sistemas de refrigeração industrial, provendo soluções a várias empresas do segmento das indústrias, utilizando na maioria de seus equipamentos a amônia, fluido refrigerante natural e sustentável.

Mayekawa, responsabilidade industrial e social – “A preocupação com o aquecimento global impacta diretamente na questão do uso dos fluidos refrigerantes muito utilizados na refrigeração industrial, uma vez que esses gases são fundamentais para atingir temperaturas de resfriamento e congelamento. Como a amônia. Um refrigerante natural muito utilizado em nossos sistemas, justamente por ser sustentável e colaborar em grande escala para a descarbonização e a composição do hidrogênio verde”, relata o supervisor Comercial da área Química da Mayekawa do Brasil, Flávio Mota.

Mais Sustentável Já é sabido que a produção de amônia contribui para a emissão de CO2. Sua produção causa 1% do total das emissões globais de gases de efeito estufa. Essa emissão é decorrente do uso de combustíveis fósseis, que a amônia utiliza como matéria-prima para ser produzida. No entanto, a amônia pode ser desenvolvida de forma muito mais sustentável, eliminando o uso de combustíveis fósseis. “Neste processo ecológico, o hidrogênio é produzido usando a eletrólise da água e o nitrogênio é obtido do ar atmosférico. A temperatura e a pressão necessárias para acontecer a reação são conseguidas por uma fonte de baixo carbono, como energia eólica ou solar. Assim, é obtida a amônia livre de carbono, conhecida como amônia verde”, explica Mota. Com o acordo de Paris, vários países propuseram alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050. Para atingir tal desafio serão necessárias soluções realistas e econômicas, que possam tornar a cadeia de produção de alimentos mais sustentável. Nesse compasso, algumas indústrias, como a de fertilizantes, por exemplo, vem desenvolvendo caminhos de produção mais adaptados às novas propostas de sustentabilidade: a tecnologia de produção livre de carbono. Mota considera que este é um tema que está muito em alta nos países comprometidos com questões sustentáveis, principalmente na Europa. Por isso, todo o Grupo Mayekawa, inclusive a planta brasileira já se antecipou, ofertando a amônia verde em seu line-up.  “Por sermos fornecedores de soluções sustentáveis, como o biogás; habilitados e experientes no uso da amônia, mas acima de tudo por estarmos alinhados e comprometidos com a causa tecnológica e suas soluções para a cadeia produtiva do hidrogênio verde, em que a amônia verde tem papel fundamental, nós da Mayekawa disponibilizamos mais esta alternativa sustentável a fim de colaborar no cumprimento das metas para o bem do  planeta”, finaliza o supervisor da Mayekawa do Brasil.

​Sobre a Mayekawa do Brasil: A Mayekawa é fabricante líder no segmento de equipamentos e soluções completas para todo o sistema de Refrigeração Industrial. Atende os segmentos de OEM, Química e Petroquímica, Bebidas, Alimentos, Óleos & Gorduras, Automação e Sistemas de Segurança. Fabricante, também, dos compressores Mycom, a Mayekawa está localizada no município de Arujá (SP), desde 2008,  numa área com 35.000m², que congrega seus quase 300 colaboradores entre fábrica e escritório. No Brasil há 55 anos, possui 15 filiais e conta com uma área especializada em serviços e assistência técnica para todas as regiões do País. No mundo, todas as filiais Mayekawa comemoram os 100 anos de fundação e atuação do Grupo Mayekawa, fundado em Tóquio, Japão, em 1924, por Kisaku Maekawa. 
Postado em 29 jan 2024
COMPARTILHE