"Informação e Inovação, onde você e sua empresa precisam!"
Com a nova Tagline “Time to Go Big”, TCL apresenta ao mercado brasileiro e Latam seu Line-up 2024
Nesta terça-feira, 2 de abril, a TCL reuniu uma galera importante para apresentar o seu line-up 2024. Realizada na Casa Giardini, em Santo Amaro, (SP), o evento contou com a presença de varejo, revendas, instaladores, parceiros, influenciadores, imprensa entre outros. Dividido em dois períodos, o da manhã, quando recebeu o grupo vindo de países Latam; e o período da tarde, em que recepcionou os convidados do Brasil. Iniciando o evento, a gerente de Comunicação e Marketing na SEMP TCL, Camila Nagamine, deus as boas-vindas aos presentes, chamando ao palco o Quarteto de Cordas da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), que se apresentou lindamente. Em seguida anunciou a parceria de um ano com o jornalista e apresentador Tiago Leifert, que assume o papel de embaixador da TCL no Brasil. Com seu carisma habitual, Liefert que é expert em territórios estratégicos para a marca – como tecnologia, games e futebol – vai criar uma série de conteúdos em redes sociais e lives, além de participar de eventos da TCL. Abrangendo todo o portfólio da marca, a parceria entre TCL e Tiago inclui os portfólios de condicionadores de ar, linha branca e soundbars, além de, claro, os lançamentos de TVs.
Linha Branca – Neste quesito a TCL anunciou a chegada do seu primeiro produto da categoria de linha branca, a geladeira MultiDoor TCL C516CDN(1), marcando a expansão do portfólio da marca e a entrada no segmento. Com capacidade total de 516 litros, o modelo possui tecnologia Twin Eco Inverter e maior economia de energia atingindo classificação A+++ no Inmetro, a mais elevada para a categoria. Além disso, possui Espaço Flex, Metal Cooling, gavetas Multi-Zone, baixo nível de ruído, fluxo de ar inteligente e painel touch, além de contar com garantia de 10 anos no compressor e um ano no produto. Já a geladeira MultiDoor TCLC589CDN(1), tem capacidade de 589 litros, conta com tecnologia Twin Eco Inverter, permitindo um ambiente de resfriamento perfeito e maior economia de energia. Além disso, possui o Espaço Flex, com ampla flexibilidade para o armazenamento de qualquer tipo de alimento. De alimentos frescos a uma cervejeira de até 79 litros, você controla a temperatura como preferir. Já com o Metal Cooling, a temperatura é distribuída de forma uniforme, e a Zona de Baixa Umidade é ideal para frutas e vegetais que são mais propensos à deterioração quando expostos à umidade excessiva.
Side by Side TCL C516SBIMN(1) – Com capacidade total de 516 litros e disponível na cor inox, a geladeira Side by Side TCL C516SBIM possui tecnologia Twin Eco Inverter, dispenser de água na porta, fornecendo água filtrada, com alimentação diretamente pelo suprimento de água na rede. Além disso, vem com o Ice Maker, que é o dispenser que fornece gelo picado e em cubos, bem como armazena até 1,5 kg de gelo. Com resfriamento ultrarrápido, ele atinge rapidamente a temperatura desejada, mesmo que seja adicionada mais carga ao refrigerador. O Metal Cooling distribui a temperatura da geladeira de maneira uniforme também, contribuindo com a conservação dos alimentos.
Multi Split Inverter – Com a condensadora disponível nas capacidades de 18.000, 27.000 e 36.000 BTU/h, e a evaporadora de 9.000, 12.000, 18.000 e 24.000 BTU/h, o modelo conta com o modo ECO, sistema 100% DC Inverter, conexão Wi-Fi e controle por aplicativo, Alerta Limpa Filtro, sistema de Autolimpeza, proteção anticorrosão, ampla faixa de operação e muitas outras features que podem ser consultadas em detalhes no site da marca. O modelo garante ainda mais economia de energia e menor nível de ruído, além de um design clean e compacto.
Split Cassete Inverter – O modelo marca a expansão do portfólio da TCL para a linha comercial leve, tem produção nacional na fábrica da TCL em Manaus (AM) e está disponível nas capacidades de 36.000 BTU/h e 55.000 BTU/h, oferecendo conforto climático e desempenho superior. O Cassete conta ainda com modo ECO que garante mais economia de energia, além do sistema 100% Inverter com maior eficiência energética e menor nível de ruído, sua unidade evaporadora possui distribuição de ar 360°, distribuindo o ar de maneira uniforme, garantindo climatização, design e performance para qualquer ambiente. Com serpentina de cobre, modo turbo, fácil instalação e muitas outras features de destaque.
TCL FreshIN 2.0 Inverter – Com exclusivo sistema de renovação de ar, capaz de renovar as taxas de oxigênio com uma vazão de até 60m3/h e manter um controle da umidade do ambiente interno, o modelo permite a qualidade do ar interno em níveis ótimos. Além disso, possui função esterilização, filtro que tornam o ar mais limpo e saudável, a feature de aulimpeza, alerta limpa filtro e uma série de outros benefícios.
Lava & Seca C311WDW(S)(1) na cor branca e a C311WDS na cor prata –Com capacidade de 11Kg para lavagem e 7Kg para secagem, o modelo possui Tambor em formato colmeia, protegendo os tecidos mais delicados, com tecnologia exclusiva de secagem. Lavagem a seco, sem a necessidade de utilizar água e detergente. Motor BLDC Inverter, muito mais potente com menor consumo de energia, além de programação flexível, da qual é possível escolher o horário da lavagem de acordo com a rotina de cada consumidor.
Sobre o segmento de ar condicionado, Maximi a TCL, em entrevista coletiva, afirmou que seu objetivo para 2024 é subir sua posição no market share das empresas fabricantes. “Chegamos no Brasil em 2019 e em quase cinco anos após ocupamos o sexto lugar no ranking das empresas fabricantes, o que não é pouca coisa. No entanto nossa meta para 2024 é ocuparmos a quarta posição neste rol”, respondeu o diretor de Planejamento Estratégico da TCL SEMP, Maximiliano Dominguez.
A Maior do Mundo – Mas o destaque do evento foi o line-up de TVs com ênfase para a X955 MAX, de 115 polegadas – “o maior televisor QD-Mini LED do mundo”, anunciou a TCL. Com modelos que oferecem opções de tecnologia QD-Mini LED e QLED, o novo portfólio anunciado reforça o investimento da marca em telas grandes que vão, principalmente, de 75’’, 98’’ e 115’’, bem como qualidade superior de imagem. Os lançamentos da marca contam, ainda, com sistema operacional Google, e uma importante evolução em tecnologia de qualidade de imagem. Guiada pela tagline Time To Go Big, que se aplica ao portfólio de telas grandes e ao negócio como um todo, como um grande momento da companhia, a TCL segue em expansão no Brasil e em toda a América Latina. Por isso, readequou sua estrutura para dar suporte ao crescimento da categoria de TVs, bem como de seu portfólio completo de condicionadores de ar, linha branca e mobile. Para atender o mercado B2B, a companhia estende seu portfólio de TVs e ACs, ampliando a sua atuação e diversificando as suas atividades. “Se nos últimos anos a TCL vem traçando uma trajetória de crescimento sustentado no Brasil, chegou o momento de darmos o próximo passo em termos de expansão. 2023 foi um ano excepcional para a empresa, que fechou o período com faturamento bruto de aproximadamente R$ 5,2 bilhões no Brasil e cerca de 20% do mercado de televisores – garantindo uma vice-liderança inédita, que planejamos consolidar e ampliar,” explica Eason Cai, CEO da TCL SEMP e General Manager da TCL Latin America Business Group (LABG). “A demanda do consumidor brasileiro tem uma direção muito clara: no ano passado, telas grandes com preços mais acessíveis registraram venda de 10,9 milhões no País, alta de 1,5% ante o resultado de 2022[1]. Estamos muito bem-posicionados para atender essa necessidade do mercado, oferecendo produtos com tela grande, incluindo a número 1 global em 98”2, além de qualidade de imagem superior.” Com foco em trazer o que há de mais inovador para o mercado, os lançamentos anunciados pela TCL para a categoria de televisores estão em linha com o que foi apresentado pela marca no início do ano, durante a CES (Consumer Electronic Show) 2024. O alinhamento entre calendários de lançamento global e local é possível graças às duas fábricas que a empresa possui em Manaus – de televisores e condicionadores de ar, além do Centro de Distribuição em Cajamar. E não é apenas em TVs que a empresa está focada: o plano de expansão para as demais categorias também passa por adaptações do seu negócio no Brasil e na América Latina.
Expansão no Brasil e na América Latina –2024 começou com uma nova estrutura administrativa, sediada no Brasil, criada para contribuir com uma melhor gestão e crescimento da América Latina, contando com um novo CEO, o Eason Cai. Essa mudança visa impulsionar não apenas o crescimento nacional em todas as categorias, mas, também, garantir mais integração e autonomia regional – uma vez que, o executivo passa a liderar o mercado brasileiro e mantém sua posição como General Manager da TCL Latin America Business Group (LABG). “Os investimentos da TCL seguem em expansão em todo o mundo e, pela segunda vez, fomos reconhecidos como a 2ª maior marca global de TV, segundo a Omdia. Na América Latina e no Brasil, nosso objetivo é seguir fortalecendo nossa atuação no mercado e impulsionar o crescimento dos nossos negócios de forma estratégica”, comentou Cai. “Meu propósito é dar andamento ao excelente trabalho que já vinha sendo feito na região, concretizando nossa entrada na categoria de linha branca por meio da chegada dos primeiros produtos às lojas, além de liderar a expansão da linha comercial leve de condicionadores de ar”. A marca, que já tem um longo histórico com o universo do futebol, continua investindo nessa estratégia para se aproximar dos consumidores brasileiros, por meio de patrocínio aos árbitros e seleções masculina, feminina e sub-20 da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), além da CONMEBOL Libertadores até 2026. Também, foi na Coletiva de Imprensa que o diretor de marketing da LABG TCL Semp, Dale Chen, explicou que o investimento em patrocínios esportivos é uma estratégia da marca por todo o mundo, “acreditamos que o esporte integra as pessoas e sim, é uma estratégia global investir no esporte, independente de qual produto seja: refrigerador, TV, celular, Ar Condicionado ou qualquer outro. Focamos no esporte como sendo o elemento principal de comunicação com a marca”. Além disso, a TCL vem firmando parcerias com grandes nomes como o Tiago Leifert. “Eu e TCL sentimos a mesma paixão por tecnologia, games e futebol. Estou empolgado com todas as histórias que vamos contar pelos próximos meses. A TCL estará praticamente o tempo todo comigo: teremos conteúdo no meu canal de games, no meu canal de futebol e também no dia a dia através de registros no Instagram”, afirma Leifert. Diante deste desta nova configuração para 2024, o CEO da fabricante diz que este é mais um grande passo em seu posicionamento como marca líder no mercado local, a parceria com Tiago se soma às demais iniciativas da TCL, tanto de marketing, como de estratégia de negócios. “A construção e solidificação do nosso relacionamento com consumidores brasileiros passa, também, por nossos contínuos esforços para a campanha global #TCLGreen, que integra o conceito ESG em todos os aspectos do negócio da empresa, desde a construção de fábricas e entrega de produtos eco-friendly, até a otimização de sua cadeia industrial”, finaliza Cai.
Conheça os lançamentos da TCL – Além da TV número 1 global em 98”, a TCL anunciou ainda para 2024 modelos como a TCL QD-Mini LED 4K C755 disponível nos tamanhos 65’’, 75’’ e 85’’, TCL QLED C655, disponível nos tamanhos 50’’, 55’’, 65’’, 85’’ e 98’’; TCL 4K UHD P755, disponível nos tamanhos 43’’, 50’’, 55’’, 65’’, 75’’ e 98”. Com diferenciais em termos de qualidade de imagem e som, bem como sistemas operacionais que garantem a melhor experiência ao consumidor, os itens contam, também, com opções de conectividade e features que vão impressionar os amantes de games. Este ano é esperada, ainda, a chegada dos produtos da categoria de linha branca às lojas, incluindo a geladeira Side by Side TCL C516SBIMN(1); a MultiDoor TCL C516CDN(1) e C589CDN(1); e a primeira lava e seca da marca, a C311WDW(S)(1) – na cor branca, e a C311WDS – na cor prata. Assim como, os condicionadores de ar Multi Split Inverter, TCL FreshIN 2.0 Inverter e o Split Cassete Inverter. A categoria de mobilidade também aproveitou a oportunidade para apresentar os smartphones da Série TCL 50, a mais extensa gama de smartphones da TCL com variantes 5G e Tela NXTPAPER, além de 4 modelos de tablets, que tem como carro chefe o TCL NXTPAPER 11. No evento de lançamento do line-up 2024, a empresa expôs, além dos produtos que chegarão ao Brasil, itens do seu portfólio global e novidades direcionadas ao mercado da América Latina, gerando ainda mais interesse sobre a marca e adiantando tendências que podem chegar ao mercado local no futuro