Daikin: Purificador de ar com tecnologia que elimina o vírus da Covid-19 chega ao Brasil

Pesquisa da Universidade de Osaka comprova a inativação do vírus em 99,9%. O produto já está disponível nas principais lojas de varejo e e-commerce.

A Daikin Brasil lança sua linha de purificadores de ar com tecnologia Streamer, que elimina odores, poluentes e microorganismos do ambiente, incluindo o coronavírus. Segundo pesquisa realizada pela Universidade de Osaka, no Japão, a capacidade de inativar o vírus e suas variantes, incluindo a Ômicron, chega em 99,9% após 3 horas de uso.  Segundo a marca, os aparelhos filtram, limpam e devolvem ao cômodo um ar purificado através do uso da tecnologia Streamer, exclusiva da Daikin. Com descargas de plasma, o purificador libera íons que se combinam com o oxigênio e nitrogênio existente no ar, formando componentes com alto poder de decompor odores, fungos, bactérias e outros alérgenos. O potencial de oxidação é comparável à energia térmica de 100.000 °C (uma medida de comparação que não tem relação com a temperatura dentro do aparelho). Roberto Yi, presidente da Daikin Brasil, destaca que a tecnologia Streamer chega ao mercado com o intuito de trazer mais qualidade de vida e conforto para quem busca um purificador de ar de alta performance. “Quando falamos em qualidade de vida, alguns fatores são primordiais, e o ar que respiramos claramente está entre eles. Por isso investimos em tecnologia exclusiva e eficiência energética para oferecer o melhor nesta categoria. Os purificadores são modernos, compactos, silenciosos e acreditamos que é um produto bem-vindo em residências e essencial em estabelecimentos como salas de aula/treinamentos, clínicas, consultórios, academias e espaços comerciais de pequeno e médio portes”, ressalta. O consumidor já pode encontrar o produto em duas versões: Purificador de Ar Streamer com Umidificador Modelo 55 e Purificador de Ar Streamer Modelo 55/40. Todos estarão disponíveis nas principais lojas do varejo e também no e-commerce da marca.

Filtro muito mais eficiente – O purificador faz a sucção do ar ambiente em três direções e captura as partículas menores com um filtro HEPA eletrostático. Diferentemente de um filtro comum, que retém partículas com a espessura da malha, esse usa a eletricidade estática, o que promove filtragem muito mais eficiente mesmo com poros maiores, o que diminui a resistência ao fluxo de ar. Na fase final de purificação, as partículas e microorganismos retidos são decompostos com a tecnologia Streamer, capaz de remover 99% das substâncias nocivas.

Eliminação de odores desagradáveis – Outro diferencial é a presença de um filtro desodorizante que permite a adsorção de odores que podem não afetar a saúde respiratória, mas tornam o ambiente desconfortável, como odor de lixo, de fumaça de cigarro ou de cozinha. Geralmente, filtros desse tipo requerem troca constante, pois as moléculas de odor vão se aderindo ao filtro e reduzindo sua capacidade. No caso do purificador de ar Daikin, a tecnologia Streamer decompõe esses agentes retidos, regenerando o filtro, o que elimina a necessidade de sua substituição.

Umidificador com ação antibactericida – Quem tem umidificador em casa talvez tenha notado que em pouco tempo a bandeja de água pode ficar tomada por uma substância com aparência de limo que pode conter fungos e bactérias, o que exige troca e manutenção constantes. Os purificadores Daikin com umidificador contam com uma autolimpeza que usa íons de prata como agente bactericida, o que torna todo o sistema muito mais durável e seguro para a saúde, além da própria ação do Streamer que contribui para inibição destes fungos e bactérias.

Poluentes e micro-organismos que podem ser capturados – Entre as impurezas, estão:

  • Poeira doméstica;
  • Pelos e caspas de cachorros, gatos e hamsters;
  • Odores de cozinha, lixo e até corpóreo (suor);
  • Pólen;
  • Fumaça de cigarro e de charutos;
  • Ácaros mortos e bolores;
  • Gases de combustão;
  • Amônia;
  • Partículas inaláveis com diâmetro inferior a 2,5 micrômetros;
  • Compostos orgânicos voláteis de solventes em geral (repelentes, produtos de limpeza, tintas, cola, combustíveis e outros).

Pesquisa revela eliminação do coronavírus – O estudo demonstrou que a exclusiva tecnologia Streamer Daikin foi eficiente na inativação do coronavírus e suas variantes Alfa, Beta, Gama, Delta e Ômicron. Segundo os testes, quando submetido às partículas ativadas pelo Streamer, o coronavírus foi inativado em 99,9% após três horas de exposição. Em 1h, a taxa de inativação já chega a 93,7%, e em 2h, a 99,8%. As investigações foram realizadas entre junho de 2021 e janeiro de 2022 em colaboração com o Professor Tatsuo Shioda e o Professor Assistente Tadahiro Sasaki, do Departamento de Infecções por Vírus, vinculado ao Instituto de Investigação para Doenças Microbianas da Universidade de Osaka (Japão).

Ficha técnica 
Purificador de Ar Streamer com Umidificador Modelo 55
Design slim com umidificador.
Inclui controle remoto sem fio.
Estrutura vertical.
Tamanho: 70 cm de altura.
Anti-pólen.
Sensor de umidade, poeira e odor.
Unidade de geração de íons de plasma ativos (não requer manutenção ou substituição).
Unidade Streamer (não requer manutenção ou substituição).
Filtro desodorizante (não requer substituição).
Pré-filtro para captura de grandes partículas de poeira.
Filtro eletrostático HEPA (sem necessidade de substituição por 10 anos).
Filtro de umidificação com dupla camada (sem necessidade de substituição por 10 anos).
Tempo aproximado de purificação em espaços de 13,2 m²: 11 minutos
Purificador de Ar Streamer Modelos 55/40. 
Design compacto com fluxo de ar poderoso.
Inclui controle remoto sem fio.
Estrutura vertical.
Tamanho: 50cm de altura (sendo 27 cm de largura e profundidade)
Anti-pólen.
Sensor de poeira e odor.
Unidade de geração de íons de plasma ativos – somente no modelo 55 (não requer manutenção ou substituição).
Unidade Streamer (não requer manutenção ou substituição).
Filtro desodorizante (não requer substituição).
Pré-filtro para captura de grandes partículas de poeira.
Filtro eletrostático HEPA (sem necessidade de substituição por 10 anos).
Tempo aproximado de purificação em espaços de 13,2 m²: 15 minutos
Postado em 12 de julho de 2022. 
COMPARTILHE