Divulgado Relatório 2021 de Sustentabilidade da Paranapanema

A Paranapanema acaba de divulgar o seu relatório de Sustentabilidade referente ao ano de 2021. Nele, é possível encontrar os Destaques 2021 da Companhia como o lançamento do novo código de conduta e ética, a criação e implantação da política de privacidade de dados pessoais. Além disso, o interessado poderá conferir os temas Perfil e Governança Corporativos, Operações e Desempenho, Gestão Ambiental, Nossas Conexões, Nossa Gente. Desenvolvido com base nas Diretrizes da  Global Reporting Iniatitive (GRI), a publicação traz, também informações sobre o negócio Paranapanema. Abaixo texto de abertura assinado pela Administração.

“Protagonismo e resiliência são palavras que definem bem como foram os últimos anos na Paranapanema. Em especial 2021 com todo o impacto ainda causado pela pandemia da Covid-19 e as adequações decorrentes da reestruturação financeira da Companhia. Mais uma vez, foram as pessoas – nosso time e os nossos parceiros, fornecedores e clientes – que fizeram a diferença.
Com transparência, respeito e competência, nossos líderes souberam conduzir as equipes para fomentar o melhor de cada colaborador, mesmo diante da adversidade. E foi justamente neste momento, em que muitos sofriam com as incertezas e as perdas causadas pela pandemia, ao mesmo tempo em que vivenciavam os desafios da Companhia, que os nossos profissionais não deixaram de acreditar e se dedicar para a busca da perenidade do nosso negócio. Da mesma forma, contamos com o apoio de parceiros, fornecedores e clientes, que estiveram ao nosso lado, mostrando que a credibilidade da Paranapanema supera momentos difíceis e desafiadores.
Assim, a Companhia demonstrou sua capacidade de se reinventar e aprender neste momento de incerteza. Mudamos nosso modelo de negócio e passamos a buscar outras fontes sustentáveis para matéria-prima, ampliar a reciclagem do cobre e otimizar custos e processos. A nossa atuação manteve o foco na sustentabilidade para trazer as melhores práticas ESG para a empresa, com objetivo em assegurar a saúde dos nossos colaboradores e terceiros, manter a transparência, reduzir despesas e renegociar dívidas com nossos principais credores.
A celebração do Acordo Global, no final de 2021, trouxe novos horizontes. Cerca de 89% da dívida foi reclassificada para o passivo de longo prazo, melhorando a posição do endividamento no balanço da Companhia. E seguimos nossa jornada de reestruturação. A Receita Líquida registrou um crescimento de 10% em relação ao ano de 2020, fechando em R$ 4,715 bilhões em 2021, reflexo do aumento do preço do cobre no mercado internacional. Contudo, o Prejuízo Líquido Ajustado no período foi de R$ 78,0 milhões, com redução quando comparado ao ano anterior. Vale ressaltar que a dívida da Paranapanema é em dólar – moeda que teve forte variação em 2021.
Em outra frente, desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, tivemos como prioridade zelar pela segurança dos profissionais que atuam em nossas unidades. A agilidade na tomada de decisões potencializou nossas ações. Seguimos todas as recomendações das autoridades brasileiras e adotamos um programa amplo de combate à propagação da doença. Trabalhamos na adaptação para adoção do trabalho em home office, ajustes físicos nas fábricas e escritórios, treinamentos que mudaram para o sistema online, até a implantação da telemedicina com consultas virtuais com nossos médicos em todas as unidades. Não poupamos esforços, nem recursos, para proteger e atender da melhor forma nosso time, nossas pessoas.”

 

Postado em 07 de junho de 2022. 
COMPARTILHE