Enel alerta para riscos em obras e reformas, principalmente durante o isolamento social  

·         Companhia reforça recomendações em casos de obras e reformas domésticas;

·     Durante o período de isolamento social, muitas pessoas estão aproveitando o tempo livre para fazer obras ou reformas em casa. Mas é importante estar atento aos perigos que essa prática pode oferecer. A Enel Distribuição São Paulo alerta sobre os riscos que instalações elétricas mal feitas ou o contato indevido de objetos com a rede elétrica podem causar.  A maior parte dos acidentes domésticos envolvendo a rede elétrica ocorre por falta de informação, atenção ou pelo uso errado de materiais e ferramentas. Conhecer os riscos e a maneira certa de usar são os primeiros passos para garantir a segurança da família e da comunidade. Ao fazer obras em casa, é preciso estar atento às instalações elétricas internas e externas. Para fazer qualquer ajuste que envolva a fiação interna ou precise de algum equipamento elétrico, é preciso contratar um profissional especializado, garantindo que o serviço será executado de forma correta e que todos os cuidados serão tomados para evitar choques ou curtos-circuitos em casa.                                                              Em obras ou reformas externas, é muito comum que materiais como vergalhões, escadas e canos metálicos sejam transportados de um ponto até outro. A Enel recomenda muita atenção nessa atividade, já que a aproximação de objetos metálicos com a fiação de energia pode fazer com que eles também fiquem energizados, causando descargas elétricas que podem resultar em acidentes muito graves, inclusive fatais. Além disso, construir embaixo da rede elétrica ou instalar andaimes próximos da fiação são ações muito perigosas para a segurança de quem está trabalhando na obra e dos moradores da casa.

        Dicas de segurança para obras ou reformas em casa- É preciso ter cuidado para não se aproximar dos fios da rede elétrica ao manusear vergalhões, arames, réguas, escadas e outros materiais metálicos; construir embaixo ou próximo da rede elétrica é um perigo, assim como usar postes para escorar escadas e andaimes; Instalar antenas próximas à rede elétrica também pode ser muito perigoso. Para garantir a segurança de todos, deve-se colocar a antena o mais distante possível da fiação de energia e dos para-raios. Vale lembrar que mesmo que o cabo da antena seja encapado, ele não isola a energia.

         Confira as dicas de segurança dentro de casa:

  • Utilize protetores nas tomadas, principalmente se houver crianças em casa;
  • Para evitar choque, não utilize eletrodomésticos com as mãos molhadas;
  • Não coloque objetos metálicos, como grampos ou clipes nas tomadas e dentro de aparelhos elétricos;
  • Só limpe equipamentos elétricos após desligá-los da tomada;
  • Nunca utilize o celular quando estiver carregando. Pode causar choques elétricos;
  • Equipamentos eletrônicos sensíveis, como computadores, precisam de estabilizadores de tensão;
  • Não ligue vários aparelhos na mesma tomada e procure evitar o uso de adaptadores;
  • Antes de ligar aparelhos elétricos, verifique se a sua tensão está de acordo com a fornecida pela distribuidora;
  • Fios desencapados provocam choque elétrico, curto-circuito e, às vezes, até incêndios;
  • Passar fios por baixo de tapetes ou por trás de cortinas também pode causar incêndios;
  • Antes de trocar uma lâmpada, não confie apenas no desligamento do interruptor, desligue a chave geral e ilumine bem o local com uma lanterna. Além disso, segure sempre pelo vidro e nunca toque nas partes metálicas da lâmpada ou do soquete;

        Em caso de ocorrência de raios:

  • Desconecte os aparelhos eletrônicos das tomadas e evite ligar equipamentos elétricos;
  • Evite tomar banho ou usar torneira elétrica durante períodos de tempestade;
  • Evite contato com objetos que contenham estruturas metálicas como fogão, cercas de arame, canos e tubos de metal e, principalmente, linhas telefônicas e elétricas, especialmente se a residência estiver localizada em lugares abertos;
  • Evite ficar perto de locais como campos abertos, pastos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e outros locais elevados;
  • Se possível, permaneça dentro de casa durante a tempestade.

      INSTALAÇÃO DO AR-CONDICIONADO: 5 CUIDADOS COM A PARTE ELÉTRICA – A Instalação do condicionador de ar  feito da forma correta é deextrema importância para garantir não só o bom funcionamento do aparelho, mas também a segurança do local no qual ele será instalado e das pessoas que o utilizarão. Ou seja, por mais simples que essa tarefa possa parecer, ela requer bastante prudência em relação à situação da rede elétrica do ambiente. Não importa onde você mora ou trabalha, comprar um condicionador de ar para esse local é uma tarefa simples. Basta analisar o ambiente em que ele será instalado, escolher o modelo mais adequado e a potência correta, pronto. Porém, é preciso sempre observar as condições da rede elétrica também. E embora seja uma parte muito importante da instalação de qualquer aparelho, essa etapa é quase sempre negligenciada por consumidores e até por técnicos. Abaixo 5 dicas que vão fazer a diferença na instalação de seu equipamento:

 

Verificar a Rede Elétrica para  a instalação do AC | Escolher a fiação adequada | Não esquecer do disjuntor para o Condicionador de Ar | Usar uma tomada exclusiva para o Condicionador de Ar |Saber a potência do aparelho.

Em caso de acidentes: Nunca toque diretamente em uma pessoa que possa ter sido afetada por choque elétrico. O ideal é afastá-la do agente causador do choque com materiais não condutores secos, como uma corda, materiais de borracha ou até mesmo um pedaço de pau. Se possível, isole o local para evitar que outras pessoas não sejam afetadas, e entre em contato com o Corpo de Bombeiros, pelo 193, e com a Enel SP, pelo 0800 72 72 196. 

COMPARTILHE