Notícias

Cúpula de Parceiros HVAC América Latina 2025: evento da Midea compartilha estratégias para a liderança do setor

Na última segunda-feira, 16, a Midea, uma das maiores fabricantes de eletrodomésticos do mundo, promoveu a Cúpula de Parceiros HVAC (Heating, Ventilation and Air Conditioning) América Latina 2025. O evento realizado no cinco estrelas Grand Hyatt, em São Paulo, reuniu  170 pessoas vindas de 18 países da Região, incluindo executivos globais e regionais da companhia, além de convidados de outros estados brasileiros. Em seu segundo ano de realização, o objetivo da Cúpula de Parceiros  foi o de reconhecer e compartir resultados, compartilhar estratégias e traçar os planos da marca para os próximos anos no mercado de climatização. Após almoço servido para todos os convidados, o evento iniciou com a apresentação de executivos chineses, que falaram sobre o crescimento da Midea, sobretudo na América Latina, e do CEO da Midea Carrier no Brasil, Argentina e Chile, Felipe Costa, que estas apresentações recebeu o certificado probatório, chancelado pela  Euromonitor* como a número 1 em vendas de aparelhos de climatização na América Latina. “Este encontro reforça a importância das parcerias regionais e da inovação contínua para impulsionarmos o setor de climatização na região. Mais do que reconhecer resultados, buscamos criar espaços estratégicos para olharmos para o futuro e construirmos, juntos, as soluções que o mercado e o consumidor final esperam de nós nos próximos anos”, afirmou Costa.
Executivos globais apresentam estratégias para os próximos anos – Dennis Lee, vice-Presidente de Negócios Internacionais de Build Technologies (MBT) da Midea, apresentou a visão global da companhia, destacando a meta de se tornar líder mundial até 2027, com soluções completas para diferentes segmentos e forte expansão internacional.
Vicent Chou, Vice-Presidente de RAC (Room Air Conditioner) da Midea, compartilhou as expectativas para os próximos dois anos e o lançamento do AI Ecomaster, primeiro ar-condicionado da marca com inteligência artificial. Ele também reforçou o compromisso da empresa com soluções confiáveis, integração regional e produção local. “Queremos entregar soluções acessíveis e confiáveis para todas as classes, com inovação real e proximidade regional, assegurando uma experiência completa ao consumidor”, destacou. O executivo anunciou ainda US$ 1,95 bilhão em investimentos em P&D e a meta de alcançar quase US$ 4 bilhões em vendas até 2027.
Portfólio inteligente e soluções inovadoras –  Wenyang Lan, Diretor de Planejamento de Produto, apresentou o impacto das mais de 20 pesquisas regionais realizadas pela Midea nos últimos três anos, que orientaram lançamentos como o AI Ecomaster, desenvolvido a partir de dados que apontam que 82% dos usuários da região priorizam a economia de energia. Laurent Ropain, Gerente de Produto RAC, mostrou como a marca está expandindo suas soluções residenciais para o segmento comercial leve, tornando tecnologias avançadas acessíveis a diferentes perfis de consumidores.
Francisco Torres, Gerente de Treinamento MBT, detalhou o portfólio de soluções comerciais da Midea, como sistemas VRF, chillers e elevadores, com foco em eficiência energética e adaptação às demandas locais. Na sequência, Maggie Chou, Gerente de Produtos Digitais Inteligentes MBTIB, abordou a digitalização dos serviços HVAC, com destaque para a manutenção remota preditiva e detecção de problemas, ampliando a agilidade e a redução de custos de operação.
Tendências de mercado e regulamentações  – Fabio Assunção, Market CS Manager LATAM da GfK/NIQ, empresa de pesquisas e inteligência de mercado, compartilhou dados sobre o comportamento de consumo na região, destacando o avanço do e-commerce, a crescente adoção de tecnologias embarcadas e a consolidação da climatização como categoria em expansão, mesmo em um cenário econômico desafiador. Segundo o executivo, embora a América Latina registre um nível de crescimento abaixo da média global, segue à frente de mercados desenvolvidos como a Europa.
Assunção ainda explicou que os produtos de linha branca, especialmente refrigeradores, lavadoras e fogões, continuam alavancando o setor de eletrodomésticos, mas o mercado de climatização mantém papel de destaque. Apesar de uma leve desaceleração no ritmo de expansão, a demanda por aparelhos de ar-condicionado segue elevada, especialmente na Argentina e no Brasil, impulsionada por fatores como o aumento das temperaturas e a ampliação dos canais de venda.
Henry Hwong, Vice-Presidente Global de Serviços da AHRI (Air-Conditioning, Heating and Refrigeration Institute), trouxe atualizações sobre os novos padrões de eficiência energética e regulamentações no setor.
Por fim, José Jorge Nascimento, presidente Executivo da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), também apresentou dados sobre o mercado brasileiro de ar-condicionado, que cresceu 38% em 2023 e já acumula 29% de crescimento em 2025. O executivo analisou o impacto da concentração produtiva na Zona Franca de Manaus e as perspectivas para um mercado mais sustentável e competitivo.
Desenvolvimento de canais e pós-venda na América Latina – A programação seguiu com a apresentação de cases de expansão e pós-venda, como o ColdSmart ProSHOP Peru, o MDI Elevator e Cozy Cool da Venezuela e o fortalecimento do serviço de pós-venda no México.
Já Laurent Ropain apresentou as iniciativas do Brasil Midea Club, programa de relacionamento exclusivo para instaladores, que já conta com 22 mil profissionais cadastrados, 16 mil certificados e mais de 35 mil instalações registradas. A executiva apresentou o Midea Service Master, plataforma de capacitação e fidelização, com treinamentos gratuitos e certificações, além de um sistema de pontuação e benefícios.
Resultados comerciais e planos até 2027 – Encerrando a Cúpula, Carter Yang, Diretor de Vendas RAC LATAM, apresentou os resultados da divisão e a meta de aumentar em 20% as vendas até 2027. Em seguida, Tim Xie, Diretor de Vendas MBT LATAM, compartilhou a estratégia da Midea para alcançar a terceira posição no mercado de Building Technologies na América Latina, com foco em ampliação de canais, aprimoramento dos serviços técnicos e investimentos em marketing.
O espaço do evento também trouxe uma área expositiva com o line-up de portfólio residencial, comercial e pesado da Midea à disposição durante todo o evento para apreciação. No final deste dia de evento, ainda foi servido um jantar de confraternização entre os presentes com reconhecimento de parceiros da Midea na América Latina.
A matéria completa deste evento, você acompanha na edição nº 68, da Revista Mundo do Ar e da Refrigeração. 
Postado em 18 de junho de 2025.
cristiane

Recent Posts

Full Gauge Controls apresenta inovações e celebra marcos históricos na Febrava 2025

No ano em que celebra 40 anos de inovação e parceria com quem move a…

1 semana ago

Klimatix conquista Selo de Inovação da Febrava 2025 com a linha RLACs

Reconhecimento destaca a eficiência energética, a tecnologia de baixo impacto ambiental e as múltiplas configurações…

1 semana ago

Klimatix consolida presença no mercado e prepara lançamento estratégico na Febrava 2025

Marca do Grupo Mecalor apresenta nova linha de evaporadoras e amplia portfólio de soluções para…

1 semana ago

IFA 2025: ar-condicionado TCL FreshIN 3.0 conquista o prêmio “AI Energy-saving Technology Gold Award”

Como uma das maiores feiras de eletrônicos de consumo do mundo, a IFA 2025, evento…

1 semana ago

Eventos de conteúdo e inovação movimentam segundo dia da Febrava 2025

Feira tem alto nível de debates técnicos nos pavilhões Water Treatment Expo e Smart Heat…

1 semana ago

Febrava 2025 tem abertura com recorde de público e intensa programação no primeiro dia

Evento reúne autoridades, especialistas e empresas com foco em inovação, qualidade do ar e agenda…

1 semana ago