Gree é finalista do Global Cooling Prize

A Gree, empresa que oferece soluções em condicionadores de ar, está entre as oito equipes finalistas do Global Cooling Prize, competição global de inovação para o desenvolvimento de soluções de climatização residencial de alta eficiência e ecológicas. O anúncio foi feito pela coligação mundial liderada pelo Governo da Índia e pelo Rocky Mountain Institute (RMI).

O projeto selecionado foi criado por uma equipe liderada pela Gree, em parceria com a Universidade de Tsinghua, localizada em Pequim, na China, considerada uma das duas melhores do país. A solução foi inspirada no condicionador de ar da Gree, GMV–Solar, que utiliza tecnologia fotovoltaica associada a um sistema inteligente a redução do consumo de eletricidade.

O desafio proposto a participantes de todo mundo foi desenvolver uma tecnologia inovadora de Refrigeração residencial que tenha pelo menos cinco vezes menos impacto climático do que as usadas atualmente. A solução deve atender a uma variedade de critérios focados no clima e nos recursos, além de operar com restrições de custo e escalabilidade.

Gree – Possui 11 fábricas no mundo, entre elas uma unidade fabril no Brasil. O diretor comercial da Gree no Brasil, Alex Chen, explica:
“Essa competição nos permite abordar um dos maiores riscos de uso final para o nosso clima. Também apresentaremos nossas tecnologias mais revolucionárias em climatização, que não apenas consomem menos energia elétrica, como também reduzem o uso de gases refrigerantes vinculados às mudanças climáticas, avanços que serão vitais, uma vez que o número de ares-condicionados em todo o mundo deverá quadruplicar até 2050”, analisa.

A empresa está desenvolvendo e aprimorando a tecnologia fotovoltaica para condicionadores de ar desde 2013. A fabricante representa a mudança do conceito “made in China” para o “criado na China”. Seus contínuos investimentos em P&D de eficiência energética fizeram com que a Gree no Brasil ganhasse, por 10 nos consecutivos, o maior prêmio deste setor – o troféu e certificado “Selo Procel de Economia de Energia”.

Tecnologia- A equipe projetou uma solução fotovoltaica associada a um sistema inteligente que combina redução do consumo de eletricidade. O controle do produto é feito por meio do GREE G-IEMS, responsável pela geração, consumo, economia e armazenamento de energia, conexão à rede, controle integrado e comércio inteligente.

O GREE G-IEMS é uma tecnologia exclusiva da Gree e conta com cinco modos de operação: 1. Modo CA (Corrente Alternada) puro – corrente apenas fotovoltaica pura e Modo CA (parte da energia fornecida pela rede elétrica pública e parte pela fotovoltaica); 2. Fotovoltaico; 3. Modelo de fonte de alimentação mista; 4. Modo de geração de energia fotovoltaica pura; 5. Equilíbrio do modo de grade de carregamento de energia fotovoltaica.

A empresa está entre as oito maiores fabricantes de ar-condicionado do mundo selecionadas para a final da competição de inovação.

A competição- O Global Cooling Prize é uma competição internacional lançada em 2018 para convidar participantes de todo o mundo a desenvolver uma tecnologia inovadora de refrigeração residencial que tenha pelo menos cinco vezes menos impacto climático quando comparada a uma unidade de linha de base. A solução deve atender a uma variedade de critérios focados no clima e nos recursos, além de operar com restrições de custo e escalabilidade. Nesta edição, a competição selecionou projetos que apresentaram uma grande variedade de soluções inovadoras de tecnologias para climatização residencial. A cerimônia de premiação será realizada em novembro de 2020.

COMPARTILHE