Fabricante de fluidos refrigerantes, indústria química americana introduz novas embalagens do produto no Brasil, Argentina e México.
A Chemours, fabricante global de produtos fluorados, tecnologia de titânio e soluções químicas, está introduzindo o fluido refrigerante Freon 410A. O produto está no mercado latino-americano em cilindro descartável de 650 gramas, com válvula de segurança para evitar acidentes.
Segundo o engenheiro mecânico Carlos Augusto Ribeiro, líder de vendas de fluorquímicos da subsidiária brasileira, o produto já está disponível em toda a rede de distribuidores da marca no Brasil, Argentina e México. Ele afirma “A nova embalagem do produto foi criada para ampliar o portfólio voltado ao mercado de reposição. E também atender os refrigeristas que não precisam da quantidade integral das tradicionais botijas de 11,35 quilos. Ou para facilitar o transporte e manuseio do fluido refrigerante durante serviços de manutenção e instalação de sistemas de climatização”, explica o gestor.
Fluido refrigerante 410A em lata.
Componentes
A substância é classificada como atóxica e não inflamável (A1) pela Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (ASHRAE, na sigla em inglês). Além disso é uma mistura binária composta pelos hidrofluorcarbonos (HFCs) R-125 (50%) e R-32 (50%), desenvolvida para substituir hidroclorofluorcarbono (HCFC) R-22 em novos equipamentos de média e alta temperatura de evaporação, projetados exclusivamente para trabalhar com o R-410A, principalmente condicionadores de ar.
A empresa afirma que os sistemas de Ar Condicionado e as bombas de calor que operam com o FreonTM 410A possuem desempenho até 45% superior aos similares que utilizam o R-22. Este, que está sendo banido do mercado mundial pelo Protocolo de Montreal sobre Substâncias que Destroem a Camada de Ozônio, tratado internacional estabelecido em 1987.
De acordo com a área técnica da Chemours, o Freon é compatível apenas com lubrificantes à base de poliol éster (POE). E apresenta pressão e capacidade de refrigeração significativamente mais altas que as do R-22. Por essa razão, seu uso não é recomendado para substituição do fluido refrigerante R22 em sistemas existentes.
“O lançamento do Freon 410A em cilindro menor explicita, mais uma vez, nosso compromisso de longa data com os profissionais de Refrigeração e Ar condicionado. Afinal de contas, somos líderes em inovação nessa indústria há 90 anos”, diz Carlos Ribeiro. Ainda salienta que o produto está sendo lançado, primeiramente, na América Latina. “Trazer essa inovação para cá fortalece a atuação da nossa marca na região como um todo e mostra, mais uma vez, que estamos sempre atentos às demandas dos nossos clientes”, acrescenta