Projeto contribui para a qualificação de profissionais e beneficia todo o mercado de climatização.
A Daikin Brasil fechou uma parceria educacional com o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca – o Cefet-RJ e o Sindratar-RJ (Sindicato da Indústria de Refrigeração, Aquecimento e Tratamento de Ar) na implantação de um projeto para aprimorar a qualificação de futuros profissionais do setor de ar-condicionado e refrigeração.
Os alunos do Cefet que fazem a graduação em Engenharia Mecânica e os cursos técnicos de Mecânica, Eletrotécnica, Eletrônica e Edificações participaram de um treinamento técnico em climatização de oito aulas, totalizando 32 horas de imersão no segmento de climatização. As aulas iniciaram no primeiro semestre de 2024 e foram concluídas no início do segundo. Ao todo, 38 alunos da instituição de ensino foram beneficiados, sendo 11 da graduação e 27 alunos do técnico.
O treinamento foi promovido de forma personalizada e levando em consideração as especificidades de cada grupo de alunos. Aqueles de nível técnico receberam uma abordagem mais prática sobre instalação e manutenção, enquanto os alunos da graduação mergulharam em um universo de dinâmicas de engenharia e cálculo.
Entre os temas abordados, destacam-se: ciclo básico de refrigeração por compressão de vapor; diagrama PH; carga térmica; diagrama psicrométrico; normas para o HVAC; tecnologia de equipamentos – tipos de sistemas; também, sistema split e Multi – informações Gerais & IOM e o Sistema VRV & IOM. Em meio ao aprendizado, os participantes conheceram todo portfólio de soluções e tecnologias da Daikin, com especial atenção ao Sistema Chiller, modelo que utiliza água para refrigeração de grandes ambientes.
De acordo com Genivaldo Rosa, gerente de Treinamentos, promover o conhecimento para novos futuros profissionais é contribuir para um mercado mais qualificado e condizente com as tecnologias atuais. “Todas as turmas aprenderam desde o básico da termodinâmica aplicada ao ar-condicionado até matérias específicas sobre climatização e refrigeração. Acreditamos que uma empresa símbolo de excelência deve devolver ao mercado em que atua uma contribuição que desenvolva todo o setor. Nós temos uma imensa satisfação em fazer isso investindo no presente e no futuro desses profissionais”, declara.
Postado em 08 out 2024