A Elite Serviço, fabricante de produtos e serviços para automação, comemora em outubro, 20 anos de trajetória no mercado. Para o diretor técnico José Luiz Vieira, completar duas décadas de atuação significa muita alegria e também uma conquista. “Manter uma empresa no Brasil, com todas as dificuldades é, realmente, gratificante saber que chegamos aos 20 anos. É um orgulho e uma vitória!”, exalta Vieira. A companhia pretende comemorar o aniversário no fim do ano.
A história começou em 1999, período em que houve a desestatização das empresas de telecomunicações, as quais deixaram de ser interestatais e tornaram-se privadas. Naquela época houve muito investimento no segmento de tecnologia e a necessidade do mercado em ter empresas e profissionais qualificados para fornecerem soluções em tecnologia de monitoramento e automação em sistemas de Ar Condicionado para as telefônicas.
O diretor técnico da Elite informa que antes da criação da empresa, as telefonias por serem analógicas não necessitavam de um sistema de automação efetivo, diferente do momento em que ocorreu a privatização, em que os sistemas migraram para digital. Por isso, explica a origem do nome: “Desde a fundação, nosso objetivo é fornecer serviços de excelência visando se tornar a melhor na execução das atividades, por isso a empresa iniciou com o nome Elite Serviço”.
Com o passar dos anos, a fabricante construiu novos mercados, prestando serviços para grandes empresas de Climatização, com forte atuação em indústrias do ramo farmacêutico. Logo, migraram para o seguimento de automação no qual obtiveram reconhecimento como Elite Automação. Em parceria com as empresas Dakol e BCM Automação, passaram a desenvolver soluções para os mais diversos setores. Há cerca de cinco anos, foram apresentados ao mercado de Tecnologia de Informação e começaram a atuar como importadores de sensores de temperatura e umidade, especialmente desenvolvidos para Data Centers.
Hoje, a fabricante fornece soluções para clientes em várias áreas como: mineradoras, laboratórios de análises clínicas, hospitais, empresas de hosting e hospedagem, escritórios, empresas de telecomunicação entre outros setores.
Com sede em Barueri, município da Região Metropolitana de São Paulo, a empresa tem hoje uma equipe enxuta, entretanto mantém dezenas de parceiros em todas as regiões brasileiras. Além do diretor técnico José Luiz Vieira, a Elite conta com r operacional Edson de Sousa, a gerente de vendas Cristiane Bueno Rocha e o responsável pelo desenvolvimento técnico Luiz Gustavo Vieira.
Obras – Vieira afirma que atualmente, o portfólio é variado, sendo dividido em: serviços de integração, desenvolvimento de softwares de monitoramento, de produtos e monitoramento em nuvem. Disponibiliza produtos como sensores de temperatura e umidade ethernet, módulos de aquisição de dados, módulos de automação de ar condicionado, controle de acesso, CFTV e outros. A companhia atende todo o Brasil.
Entre as obras de destaque nesses 20 anos, o diretor destaca a Natura Cosméticos, em que a Elite forneceu o monitoramento de todos os Centros de Distribuição (CDs) por todo o Brasil, o que permitiu conhecer estados como o Pará. Ele conta também que a partir desse cliente, irão iniciar atividades fora do país. “Ainda em 2019 temos a primeira iniciativa de expansão para a região da América Latina. Neste momento, a Natura solicita o produto para as regiões fora do Brasil. Portanto estamos negociando começar uma instalação no México, já que a pretensão é Chile, Colômbia, México e Peru”, informa.
Segundo o diretor, a expansão para a Latam que já existe na teoria será efetivada, provavelmente, ainda esse ano.
Outra obra de relevância, de acordo com Vieira foi o fornecimento de todas as unidades de salas elétricas para a mineradora Vale do Rio Doce. Outro ressalto consta o atendimento ao grupo de saúde e medicina Fleury. Vieira conta que disponibilizaram uma solução na qual o Fleury possuía dificuldade para encontrar um produto que adequasse às necessidades: “Conseguimos apresentar a resposta de uma forma muito rápida e hoje fornecemos o monitoramento para todas as unidades do Rio de Janeiro e algumas de São Paulo”.
Segundo o seu diretor técnico, a Elite Automação tem parceria com a RSP International, empresa distribuidora da Comet System, uma das fabricantes de sensores para ambientes críticos. E também mantém colaboração com diversas empresas nacionais e internacionais para o fornecimento de soluções customizadas.
Crescimento – A Elite hoje é uma microempresa que obteve o ápice de maior volume comercial em 2017, se mantendo estável desde então. Conforme anuncia Vieira, a Elite hoje é uma empresa familiar que quer rescer com responsabilidade: “Temos o ‘pé no chão’ e por isso, investimos em crescer em áreas cada vez mais abrangentes. Analisamos se vale a pena deixar de ser micro e passar ser empresa de pequeno porte, mas sabemos que esse crescimento está relacionado muito mais à questão econômica do país”.
Vieira relata que no decorrer desses 20 anos, conheceu algumas empresas que nasceram micro e em pouco tempo passaram por empresa limitada e, de repente fecharam as portas. “Esse não é nosso objetivo. Desejamos um crescimento que possamos sustentá-lo com sensatez”, reflete.
Produtos:
Sistema de monitoramento:
Desafios– Para o diretor, ser empreendedor sem investimentos é o maior estímulo, já que os períodos mais críticos são também os que mais inovamos. Explica: “Foi assim que deixamos de ser apenas prestadores de serviços para sermos integradores, distribuidores e desenvolvedores. Somos uma empresa dinâmica, estamos em constante mudança e adaptação. As necessidades dos clientes são nossos desafios para nunca parar”, assegura.
Para o futuro, José Luiz conta que almejam ser parceiros e cumplices do desenvolvimento sustentável dos clientes, parceiros e colaboradores sempre pautados em princípios éticos inegociáveis. Para os próximos anos objetivam “uma maior integração de informações com soluções de IOT, Cloud Monitoring, além de estarmos preparados para as tecnologias e os novos desafios que vêm pela frente”, finaliza.
O slogan da Elite é ‘Se não é monitorado, não é confiável’. Vieira explica que a missão da empresa é fornecer produtos e soluções que permitem ao cliente aumentar a confiabilidade do seu sistema.
Por Fernanda Ribeiro.
No ano em que celebra 40 anos de inovação e parceria com quem move a…
Reconhecimento destaca a eficiência energética, a tecnologia de baixo impacto ambiental e as múltiplas configurações…
Marca do Grupo Mecalor apresenta nova linha de evaporadoras e amplia portfólio de soluções para…
Como uma das maiores feiras de eletrônicos de consumo do mundo, a IFA 2025, evento…
Feira tem alto nível de debates técnicos nos pavilhões Water Treatment Expo e Smart Heat…
Evento reúne autoridades, especialistas e empresas com foco em inovação, qualidade do ar e agenda…