Economia e Mercado

Gigante do comércio eletrônico de ar-condicionado entra no mercado de franquias

CentralAr.com inicia expansão por meio de franquias e abre suas primeiras lojas físicas de venda e serviços de ar-condicionado
O setor de franquias teve um crescimento acelerado em 2024. A última pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) mostra que no acumulado de 12 meses, o aumento do setor foi de 14,4%, passando de R$ 231,5 bilhões para R$ 264,8 bilhões. Entre as áreas de maior destaque, segundo a entidade, encontra-se o setor de Casa e Construção. E é nesse cenário positivo que a CentralAr.com, líder e referência em vendas no e-commerce do segmento de ar-condicionado no Brasil, inicia sua expansão, inaugurando suas primeiras franquias.
A marca, que completou 35 anos no mercado de climatização neste ano, obteve um faturamento de aproximadamente R$ 1 bilhão em 2024, com mais de 300 mil máquinas vendidas e espera crescer até 40% em 2025. Como objetivo para os próximos meses, a CentralAr.com busca expandir sua presença no mercado, através do franchising, levando a marca para um canal de venda direta com o consumidor final através de lojas físicas. As unidades terão fabricantes de grande adesão no mercado, como LG, Samsung, Midea, Hitachi, Fujistu, Daikin, Agratto, Consul, Gree, Elgin, Electrolux, Carrier, além de serviços especializados, como instalação e manutenção dos equipamentos.
Com esse movimento, a CentralAr.com pretende se tornar a maior rede de lojas de ar-condicionado do Brasil, com um projeto de mais de 200 unidades em cinco anos. A primeira unidade foi aberta em Araçatuba, no interior de São Paulo e já conta com mais três lojas nas regiões de Itu, Itumbiara e Goiânia, no estado de Goiás.
“Vamos trazer para o ambiente físico toda a nossa expertise, valores e excelência de anos no mercado de climatização do universo digital. Com a expansão dos canais queremos gerar novos negócios e projetos. Nosso foco é a consolidação do mercado com nossos parceiros por meio das franquias. As novas lojas vão fortalecer e gerar uma conexão da marca com o público, através de uma experiência completa e inovadora. Somos pioneiros e queremos que o franqueado seja referência na sua região”, explica Marcel Souza, sócio e diretor de vendas da CentralAr.
Modelo de Franchising da CentralAr.com – A marca oferece diferentes opções de loja, variando entre 50m² e 150m², com dois perfis de franqueado, o primeiro onde o candidato migra sua bandeira, e o segundo onde ele começa sua primeira loja, com investimento inicial a partir de R$ 75 mil. A previsão de retorno, segundo a franqueadora, é de seis meses.
Um dos grandes atrativos da marca para atrair franqueados é que as unidades não terão a necessidade de um estoque físico – o que possibilitará ter mais espaço para demonstrar os produtos e serviços oferecidos ao consumidor, além de reduzir o custo de investimento. Um grande diferencial do modelo de negócio é que franquias estão sendo desenvolvidas com clientes que fazem parte do programa Parceiros CentralAr.com – um total de quase seis mil participantes, entre instaladores, lojistas, arquitetos e profissionais da área.
“Com as franquias, criaremos um padrão de entrega extremamente alto focado em proporcionar uma experimentação exclusiva do cliente. Teremos venda de produtos e serviços, tudo em um espaço qualificado com consultores altamente capacitados, potencializando as vendas”, explica Sandro Soder, Coordenador de Franquias da CentralAr.com.
A marca dará todo suporte para o franqueado, como treinamento inicial, auxílio na escolha do ponto comercial e na contratação de equipe. De maneira contínua, a CentralAr.com oferecerá apoio em convenções, mentoria, softwares de gestão de vendas, acompanhamento de metas, lançamento de produtos e novas linhas e treinamentos. Assistência operacional e técnica, além de ações de marketing e promocionais também fazem parte do pacote de auxílio que o franqueado receberá.
Ficha Técnica:
Ano de fundação / Início do franchising: 2024.
PROTEGIDO POR DIREITOS AUTORAIS / 신용 – 다니엘 발렌티 사진
Quantidade atual de unidades: 4 unidades inauguradas em Araçatuba e Itu,
Goiânia, Itumbiara (Goiás) e Rio de Janeiro em andamento.
Investimento inicial: R$75 mil reais.
Royalties: 6%
Prazo de retorno: 6 meses.
Espaço físico – Metragem média: 50m² a 150m².
Número de funcionários: de 03 a 15 funcionários.
Fundo de propaganda/publicidade: 1%
cristiane

Recent Posts

Tecnologia se torna aliada no combate à Síndrome Respiratória Aguda Grave

Climatização e manutenção adequadas podem reduzir riscos de infecções respiratórias  O Brasil tem enfrentado um…

6 dias ago

Full Gauge Controls apresenta inovações e celebra marcos históricos na Febrava 2025

No ano em que celebra 40 anos de inovação e parceria com quem move a…

2 meses ago

Klimatix conquista Selo de Inovação da Febrava 2025 com a linha RLACs

Reconhecimento destaca a eficiência energética, a tecnologia de baixo impacto ambiental e as múltiplas configurações…

2 meses ago

Klimatix consolida presença no mercado e prepara lançamento estratégico na Febrava 2025

Marca do Grupo Mecalor apresenta nova linha de evaporadoras e amplia portfólio de soluções para…

2 meses ago

IFA 2025: ar-condicionado TCL FreshIN 3.0 conquista o prêmio “AI Energy-saving Technology Gold Award”

Como uma das maiores feiras de eletrônicos de consumo do mundo, a IFA 2025, evento…

2 meses ago

Eventos de conteúdo e inovação movimentam segundo dia da Febrava 2025

Feira tem alto nível de debates técnicos nos pavilhões Water Treatment Expo e Smart Heat…

2 meses ago