"Informação e Inovação, onde você e sua empresa precisam!"
ARTIGO: Por que as empresas devem investir em soluções de automação industrial? Por Helio Sugimura
A automação industrial é um campo tecnológico complexo, em constante evolução, e está presente em praticamente todos os campos e setores da economia. Esses sistemas permitem que manufatura, engenharia, logística, geração de energia e outros processos que estão no centro da cadeia produtiva funcionem com crescente eficiência e produtividade. A automação industrial hoje passa por um novo grande boom de desenvolvimento, alimentado por tecnologias inovadoras, como Inteligência Artificial (IA), gêmeo digital ou digital twin, computação em nuvem, Big Data, Internet das Coisas (IoT), entre outras. E a competição cada vez maior em todos os setores industriais obriga as empresas a desenvolverem produtos ou serviços de alta qualidade, com prazos de entrega aceitáveis e a um preço competitivo. Para enfrentar esse desafio, indústrias estão considerando vários projetos para novos produtos e técnicas de manufatura integradas, em paralelo com o aumento do uso de dispositivos automatizados. Uma das principais estratégias para vencer esse desafio é a adoção da automação industrial. Essas soluções possibilitam o aumento da qualidade, confiabilidade, melhor OEE da linha de produção, ao mesmo tempo, em que reduzem os custos de produção e design, com novas tecnologias e serviços, inovadores e integrados.
Maior desempenho – A automação industrial pode ser definida como o uso de tecnologias de controle para leitura de sinais de dispositivos, processamento dos sinais e acionamento de dispositivos de controle que resultam na operação e controle automáticos de processos industriais sem intervenção humana significativa, alcançando desempenho superior ao controle manual. Ao contrário do senso comum, automação industrial não é sinônimo de uso de robôs na linha de produção, mas sim utilizar a tecnologia apropriada, disponível e com retorno sobre investimento aceitável para melhoria dos processos produtivos.
Maior controle – A adoção de sistemas de automação melhora a taxa de produção por meio de um melhor controle, reduzindo drasticamente o tempo de produção com maior qualidade, já que a possibilidade de erros humanos também é reduzida. A uniformidade e a qualidade do produto podem ser alcançadas com a automação, controlando e monitorando os processos industriais em todas as etapas. Além disso, sensores e sistemas de visão reduzem a necessidade de verificação manual de vários parâmetros do processo. Aproveitando as tecnologias de automação, equipamentos ajustam as receitas de produção conforme as variáveis de cada etapa, garantindo a previsibilidade das operações.
Maior monitoramento e manutenção preditiva – Outro grande benefício que logo pode ser percebido é a adoção da manutenção preditiva. As linhas de produção e todo o chão de fábrica passam a ser continuamente monitorados por meio de sensores, com leitura de temperatura, tempo, vibração, pressão, vazão, pH entre outros parâmetros relacionados aos processos. Se os sensores detectarem qualquer alteração nesses parâmetros e estiverem na faixa pré-determinada de alerta, a operação é avisada. Ao receber o aviso, os técnicos podem identificar imediatamente a causa da alteração e agendar a manutenção antes que a operação sofra uma parada. A automação pode, portanto, ajudar a identificar possíveis problemas antes que eles se transformem em grandes falhas que podem resultar em paralisação da produção.
Mercado em crescimento – Não resta dúvida de que a automação industrial continuará avançando, impactando um número cada vez maior de empresas que buscam mais produtividade. Independentemente do setor econômico, a automação industrial será cada vez mais adaptada para novos usos, melhorando as condições de trabalho dos operadores, especialmente aqueles que trabalham em condições perigosas ou realizam tarefas repetitivas. Com todos esses alertas, não deve restar dúvidas sobre a necessidade da sua empresa investir em automação industrial.
Helio Sugimura, Gerente de Marketing da Mitsubishi Electric