Boletim Cadeia do Frio e a Covid-19 | E o mercado de HVACR?

 

Como o Setor de HVACR tem reagido a este período?

O Mercado de HVACR – Aquecimento, Ventilação, Ar Condicionado e Refrigeração – atravessa o momento atual como a maioria dos outros setores com dificuldades. Mas resiste. Como o pico da pandemia ainda não chegou no Brasil, qualquer previsão é incerta. O que temos apurado é que indústrias e comércio não deixaram de exercer suas atividades, adaptando-se ao momento. Exceção para o comércio de peças de Refrigeração, que voltou a abrir as portas nesta semana de acordo com liminar concedida, que entendeu a necessidade de reposição e manutenção desses insumos para os sistemas de Refrigeração e Climatização, que entre outros setores, é fundamental para a área da Saúde e da Conservação de Alimentos. Confira abaixo como as empresas do setor estão trabalhando e atendendo os seus clientes. 

 

 

A A Dias informa que todas as lojas estão fechadas e o atendimento é realizado de forma online. Além do site, o cliente também pode entrar em contato através do WhatsApp.

 Canais:  https://www.adias.com.br || Televendas: 0800 400 60 66 || WhatsApp: (11) 3649-4187

 

 

A Ar 7 comunica que devido ao alerta nacional do Ministério da Saúde, algumas medidas preventivas foram tomadas: desde o dia 18 de março sua equipe Administrativa está trabalhando em formato home office por tempo indeterminado. A empresa ressalta que essa medida não interfere em suas atividades 

e compromissos. 

Canais – celular e wsp:  Comercial: (11)  9 9869-9741 || Financeiro: (11)  9 7485-2259  ||  Obras : (11)  9 9983-1041 || Projetos : (11)  9 7245-1719   ||  Assistência Técnica:  (11)  9 4389-8432 || ar7.com.br

 

A Armacell  criou nova rotina de produção na planta de São José, em Florianópolis, para evitar o avanço do coronavírus, como o distanciamento entre os funcionários que trabalham na fábrica, o uso de álcool em gel e o reforço da limpeza em todos os ambientes. “Também estamos operando com a capacidade reduzida, a fim de evitar a aglomeração das pessoas.  A redução da capacidade nos permitiu liberar as pessoas do grupo de risco (a partir de 60 anos, ou para aquelas que convivem com outras pessoas que são do grupo de risco).  Entendemos também que as pessoas que precisam cuidar de seus filhos devem ficar em casa.  As equipes do Administrativo também foram reduzidas, as pessoas estão trabalhando em regime de home office“, diz Mansur Haddad, gerente geral. Mesmo com a capacidade reduzida, o atendimento ao mercado não está comprometido. “Temos um bom estoque de produtos e continuaremos comprometidos em atender o mercado e nossos clientes”, afirma o executivo. O atendimento do time de vendas também segue sem alterações. Os clientes e fornecedores mantêm contato por telefone, whatsApp e e-mail. “Por enquanto, somente as visitas presencias estão suspensas”, finaliza o gerente.       Contatos: Telefone: 0800 722 5080    | br@armacell.com

 

A Danfoss instituiu um robusto Plano de Contingência global e integrado, que concentra esforços para manter um ambiente de trabalho seguro para os seus funcionários e manter suas operações fabris e comerciais. Dessa forma, a Danfoss monitora diariamente a situação, adaptando as cargas de trabalho, conforme apropriado, para garantir que os serviços essenciais permaneçam inalterados. Boa parte dos colaboradores estão em home office, mas o atendimento da empresa permanece normal.  Contatos: brasil@danfoss.com   ||   SAC: 0800 87 87 847

 

A Full Gauge Controls informa que analisa diariamente a  situação. O escritório funciona com cerca de 50%  de sua capacidade. A fábrica está parada desde o dia 24. A boa notícia é que empresa trabalha com estoque de 8 meses a frente, ou seja: tem produto e tem atendimento, foi o que relatou a gerente de Marketing, Valéria Salles.

Contatos: (51) 3475-3308

 

 

A Harris-Brastak informa que até o presente momento sua produção está trabalhando normalmente. O pessoal de vendas externas está em  home office. Todos os canais normais: telefones fixos, celulares e e-mails. Segundo o diretor Comercial e Técnico da empresa, Anderson Fernandes, “nada  foi criado e/ou interrompido”, diz.

Contatos: (11) 4993-8103  ||   anderson.fernandes@harris-brastak.com.br   ||   www.harrisproductsgroup.com

 

 

Desde o início deste cenário, a empresa estabeleceu o cancelamento de viagens nacionais e internacionais e a participação em eventos – organizados pela LG e/ou que contariam com a participação da empresa. Além disso, vem monitorando diariamente casos de risco potenciais, com auxílio de profissionais da saúde – enfermeira em tempo integral – em suas unidades, e estabeleceu o afastamento de 14 dias para todos os funcionários que retornarem de locais considerados “zonas de risco”, ou tiverem contato com pessoas diagnosticadas com Covid-19, independentemente de apresentarem algum dos sintomas.Outra medida adotada pela LG, ainda no início da pandemia, foi a suspensão de reuniões externas, direcionando os funcionários a terem apenas contatos remotos com clientes, fornecedores, parceiros e qualquer outro público de fora da empresa.

Todos os funcionários do escritório de São Paulo e o Laboratório de P&D estão 100% em regime de Home Office desde o dia 20 de março e somente os executivos retornaram de forma gradual a partir de 6 de abril para manter o ambiente seguro e o distanciamento físico entre as pessoas. Além disso, estagiários e pessoas que pertencem aos grupos de risco permanecerão em home office, enquanto jovem aprendizes, continuarão em férias.”

 Manaus – Desde o início deste cenário, a unidade fabril localizada em Manaus (AM), estabeleceu o cancelamento de viagens internacionais, quarentena para todos os funcionários que retornaram de outros países, e outras medidas adicionais no dia a dia da operação com o intuito de inibir a proliferação do vírus. Além disso, a empresa decidiu interromper suas operações na fábrica de Manaus, que permanecerá em recesso entre os dias 9 a 17 de abril.

Taubaté – Em consenso com seus colaboradores e com o Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, a LG concederá, a partir dos dias 13 e 14 de abril, a suspensão do contrato de trabalho dos funcionários do considerado grupo de risco de sua unidade fabril de Taubaté por 60 dias, seguindo os termos da MP 936/2020. A empresa reforça que não será feito nenhum desconto na mensalidade da assistência médica, nem da coparticipação. A proposta firmada com representante do Sindmetau, LG e seus funcionários prevê ainda a redução da jornada de trabalho e salário em 25% por 90 dias de funcionários da produção, administrativo e liderança da unidade. Já  os Jovens Aprendizes estão desde o dia 23 de março entraram em férias e os estagiários, em recesso.

Academia do Ar e Expedição do Clima – De acordo com as recomendações de distanciamento social, as atividades da Academia do Ar foram suspensas e a LG está acompanhando de perto as orientações para que, assim que possível, possa retomá-las. Já a Expedição do Clima está prevista para setembro. A LG continuará monitorando o cenário para realizar mudanças na programação, caso necessárias”, informa a empresa.

 

A Mayekawa do Brasil  informa que sua fábrica está operando com os devidos cuidados sanitários a fim de conter qualquer risco de contaminação e propagação à Covid-19. A parte do Administrativo, que inclui o departamento Comercial, está em regime de home office. Já a Assistência Técnica está atenta, respondendo às demandas de acordo com as necessidades.

Contatos: (11) 4654-8000 | 3215-9000  ||  comercial@mayekawa.com.br    ||  assistec@mayekawa.com.br

Site: www.mayekawa.com.br

 

 

 

A Projeto Ar permanece com as atividades, se adaptando a este período: estão finalizando as obras que possuem com número reduzido de colaboradores e as atividades do escritório são executadas com os colaboradores trabalhando em regime de home office.

Canais:  whatsApp:  (11) 9 4130-9955 | contato@projetoar.com | www.projetoar.com

 

 

 

A Serraff está com a equipe de produção reduzida, devido ao afastamento dos colaboradores que estão no grupo de risco para a Covid-19. Para os outros colaboradores que estão ativos na empresa, a Serraff adquiriu máscaras para os profissionais e álcool em gel disposto em várias 

pertes da empresa. Demarcação nas filas do refeitório e posicionamento das cadeira são outras medidas adotadas. Além disso, a empresa está com equipe de limpeza ativa e equipamento para medição da temperatura corpórea. Os canais de atendimento continuam normais.

Canais: (51) 3716-1448 | 9 9977-5567 – Geral  ||  (51) 9 9938-5255 | 9 9910-5107 – Comercial   ||   

(51) 9 9973-0209 – Logística e Suprimentos  

 

A Sulamericana Ventilação continua operando, embora a fábrica esteja com menor capacidade por conta da pandemia. Já as atividades de escritório estão operando em home office.

Canais: (51) 9 9951-3331 ||  sulamericanacomercial@gmail.com

 

Algumas manutenções foram suspensas a pedido dos clientes, mas a X-Air, avisa que o pessoal de obra está trabalhando de acordo com as necessidades, já o do escritório trabalha em regime de home office. A empresa continua atendendo pedidos de orçamento. Canais:: www.xair.com.br  || xair@xair.com.br

 

 

Cadastre-se aqui no Portal para receber nossa News Letter com informações pertinentes e sempre atualizadas do setor. Fale-nos sobre sua empresa: envie um e-mail para redacao@mundodoaredarefrigeracao.com.br

 

COMPARTILHE