Empresa, que obteve crescimento significativo também junto aos segmentos hospitalar e de supermercados, planeja crescer 100% nos próximos três anos


Enquanto a recuperação econômica gradual do Brasil e de outros países representa a possibilidade para diversos negócios voltarem a se aquecer, para a Johnson Controls–Hitachi Ar Condicionado a expectativa em relação ao próximo ano é de manter e até mesmo incrementar seu crescimento. Isso porque ao longo de 2020 e 2021, mesmo com a economia do País estagnada, a empresa acelerou muito o lançamento de produtos para segmentos como residencial, industrial e comerciais leves, de médio e grande portes pelas oportunidades proporcionadas por esses mercados. Portanto, para 2022, a Johnson Controls-Hitachi anuncia que tem como um de seus principais objetivos consolidar ainda mais a utilização de suas soluções no segmento residencial, um dos que mais se destacou durante a crise sanitária devido aos investimentos em ar condicionado feitos pelo consumidor em casa para ter um melhor ambiente. Outros setores em que a empresa obteve crescimento significativo foram o de supermercados e hospitais. “Nosso crescimento junto ao setor hospitalar se explica por si só, já que a demanda por essa área específica se transformou completamente com a pandemia. As medidas restritivas também foram muito importantes para que as pessoas ficassem mais tempo em casa e isso as levou a investir em climatização para suas residências e, inclusive, melhorar as condições para fazer home office. Já em relação a supermercados e varejo, a procura por nossas soluções se deu pela necessidade desse setor por equipamentos que tenham como principal característica o baixo consumo de energia”, explica o diretor Geral da Johnson Controls-Hitachi para a América do Sul, Fernando Cunha.
Nos próximos três anos, a meta da multinacional nipo-americana é obter um crescimento de 100%. Para isso, segundo informa, ao longo de ano passado e deste a empresa fez melhorias em diversas áreas de suas operações, da cadeia de fornecedores à produção, e preparou sua estrutura para atender de forma assertiva às demandas que deverão surgir até o final deste ano com a retomada econômica. Os investimentos na fábrica em São José dos Campos (SP), responsável pelo fornecimento da maior parte dos produtos ao mercado brasileiro e da América do Sul, foram outra iniciativa nesse sentido. A companhia ainda diversificou seu modelo de negócios e passou a atuar na troca de equipamentos usados (o chamado replacement) para aumentar sua participação de mercado com a recuperação da economia. Todas essas iniciativas foram acompanhadas por um patamar de faturamento que foi mantido em 2020 e acelerado em 2021 com as novas oportunidades de mercado e o início da retomada de segmentos como o de construção civil. Cunha diz que a ampliação do portfólio de produtos da Johnson Controls-Hitachi vem sendo feita agregando equipamentos com características diferentes e para segmentos variados. Com isso, o intuito é atender às demandas não só em quantidade, mas também com perfis diversificados e até mesmo a necessidades específicas, como é o caso da eficiência energética. “Há bastante tempo os usuários têm