Thymos entrega certificação de energia renovável à Unipar

Unipar contribuiu para evitar a emissão de 7.586,92 tCO2 equivalente entre 2020 e 2021. O objetivo é suprir 60% da demanda com energia renovável até 2025.

·         Certificado de energia renovável da Thymos Energia quantifica e qualifica os benefícios ambientais, considerando a realidade do sistema elétrico brasileiro.

A Thymos Energia, uma das maiores empresas brasileiras de consultoria e gestão de energia, entregou a sua certificação de energia renovável à Unipar, líder na produção de cloro e soda e a segunda maior fabricante de PVC da América do Sul. A metodologia desenvolvida pela Thymos Energia quantifica e qualifica os benefícios ambientais da estratégia de aquisição de energia renovável pela Unipar, a qual contribuiu para evitar a emissão de 7.586,92 tCO2 equivalente, entre 2020 e 2021. Isso equivale ao plantio de 12.645 árvores ou a compensação anual das emissões de 2.107 carros movidos a gasolina, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A Unipar está entre as maiores indústrias químicas do Brasil. O setor é considerado eletrointensivo e a energia elétrica chega a corresponder a 40% dos custos de produção, a depender das características de cada planta. No caso da Unipar, grande parte desse volume de energia vem de fontes renováveis. A empresa tem investido em projetos eólicos e solar e privilegia a aquisição de energia limpa em contratos estabelecidos no mercado livre. A petroquímica, cujo objetivo é suprir 60% da demanda por energia renovável até 2025, figura na lista de empresas que mais consomem energia limpa no mundo, em pesquisa realizada pela BloombergNEF (BNEF). A Unipar tem uma história de pioneirismo quando o assunto é o consumo de energia no Brasil e sua parceria com a Thymos vem de longa data. A Unipar, na época Carbocloro, foi o primeiro consumidor a firmar um contrato de compra de energia elétrica no ambiente de contratação livre do Brasil, em 1999, e a negociação teve apoio técnico de João Carlos Mello, presidente e fundador da consultoria. Atualmente, os investimentos feitos pela Unipar em energia renovável, que contam com apoio em gestão da Thymos, mantêm a indústria química na vanguarda. A entrega da certificação traduz em números o resultado desse ciclo longo e virtuoso. “Foi uma honra estar no início do mercado livre de energia do País e agora é uma alegria poder mensurar para a Unipar as boas consequências das escolhas sustentáveis da empresa”, comemora Mello. “Para nós da Unipar é muito gratificante receber este certificado que reconhece ações que fazem parte do nosso propósito de ser um confiável em todas as relações, e que reafirma nossa meta e compromisso com foco em sustentabilidade, atuando de forma responsável e sustentável”, afirma Edmundo Correa Ramos, diretor de expansão, estratégia e sustentabilidade da Unipar. A energia renovável tem sido um caminho estratégico para a agenda ESG das empresas, principalmente as eletrointensivas. “Quantificar em termos práticos as contribuições para um mundo mais sustentável é uma demanda de empresas comprometidas como a Unipar, criamos a certificação para ajudar as companhias no planejamento para descarbonizar suas atividades”, conclui Mello.

Entenda a certificação – A Thymos desenvolveu uma metodologia própria para qualificar e quantificar a contribuição evitada de emissões de tCO2 equivalente com o uso de energia renovável no Brasil. A consultoria reconhece que há diversas certificações e metodologias internacionais utilizadas para estimar as emissões equivalentes ao consumo de energia, mas é importante considerar as características próprias do Sistema Interligado Nacional (SIN). Isso porque o Brasil conta com 85,8% de fontes renováveis na sua matriz elétrica, parâmetros exemplares em relação ao resto do mundo, e apresenta índices de emissão inferiores à média global durante a maior parte do ano. A certificação considera a quantidade de energia renovável consumida e o fator de emissão do SIN – índice que considera o fator de emissão de cada fonte e tem variação mensal, conforme o mix energético que garantiu o fornecimento daquele período. A metodologia está em linha com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em sua Agenda 2030, em especial os ODS 7 – Energia limpa e acessível e ODS 13 – Ação contra a mudança global do clima

Sobre a Thymos Energia: A Thymos Energia é uma das maiores empresas brasileiras de consultoria e gestão de energia. Com a missão de transformar o complexo em simples, a empresa oferece soluções de ponta a ponta da cadeia: geração, transmissão, distribuição, comercialização e consumo, além de orientar investidores que buscam oportunidades nesses segmentos. A energia para o futuro precisa ser projetada, planejada e construída hoje – o trabalho da Thymos é dar o suporte necessário para que as melhores decisões sejam tomadas.

Sobre a Unipar: A Unipar é líder na produção de cloro e soda na América do Sul e está entre as maiores na produção de PVC, insumos que formam a base de todas as indústrias. Referência do setor petroquímico, a companhia tem ações negociadas na bolsa de valores brasileira (B3 S.A. – Brasil, Bolsa, Balcão). Ao longo de seus 50 anos de história, a Unipar se conecta e se integra à comunidade por meio de projetos e ações relacionados à sustentabilidade, que geram desenvolvimento humano no entorno de suas unidades e em outras localidades no Brasil e na Argentina.

Postado em 02 de janeiro de 2023.
COMPARTILHE