Morreu nesta quinta-feira (8), aos 95 anos, o empresário gaúcho Paulo D’Arrigo Vellinho, conhecido por fundar, nos anos de 1950, a Springer, indústria de Ar Condicionado, posteriormente associada à americana Carrier, trajetória que consta em um dos capítulos do Livro, Memória da Refrigeração e do Ar Condicionado no Brasil, Cristiane Di Rienzo, 2006. Considerado um dos precursores do setor de HVAC, ele também presidiu importantes entidades gaúchas, como
Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul e o Centro das Indústrias do Estado, na gestão de 1971 a 1974. Ainda, liderou a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e a Associação Gaúcha de Avicultura. Natural de Caxias do Sul, na Serra, Vellinho passou praticamente toda sua vida em Porto Alegre, capital do RS. Se formou em química industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1949. A partir daí, direcionou sua atividade à administração de empresas e também à liderança de entidades. Em 2014 foi homenageado pelo Sindratar-SP, gestão de José Rogelio Medela. Em 2018, Vellinho lançou uma biografia, escrita por Mario de Santi, relatando as experiências de 60 anos de empreendedorismo. Chamado “O Realizador de um sonho chamado Springer”, a obra apresenta a trajetória do empresário que, no final da década de 1940, percebeu que o futuro da sua empresa, então uma simples oficina e varejo de
alguns itens de refrigeração, era outro: uma indústria de bens de consumo com tecnologia moderno. Nas redes sociais, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, lamentou a morte do empresário. “Lamento o falecimento de Paulo Vellinho. Grande empresário, visionário e empreendedor, Vellinho foi um cidadão grandioso que contribuiu para a construção e transformação da indústria no país. Que descanse em paz.”
— Se procurar no dicionário o significado da palavra empresário estará lá o nome de Paulo Vellinho — disse, à época do
lançamento do livro, o ex-ministro Delfim Netto. Segundo ele, o empreendedor gaúcho contribuiu para a construção da indústria no país.
Em 2021, Vellinho virou nome de prêmio realizado pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA). A premiação reconhece empresários que investem no desenvolvimento econômico e social da cidade. A atual presidente da associação é sua filha, Suzana Vellinho.
Vellinho tinha acabado de completar 95 anos, no último dia 6 de setembro. Ele estava internado no Hospital Moinhos de Vento e a causa da morte não foi divulgada. Ainda não há informações sobre o velório.





