"Informação e Inovação, onde você e sua empresa precisam!"
Conforto térmico: como o ar-condicionado pode ser um aliado mesmo no inverno
Em semanas mais friaa dos últimos anos, equipamento ajuda a amenizar efeitos de baixas temperaturas
Uma nova frente fria chega a São Paulo, e, de acordo com a previsão do Climatempo, fazendo os termômetros registrarem 4 ºC – algo que, se concretizado, será a menor temperatura na cidade desde 13 de Junho de 2016. Com um frio tão intenso, se faz necessário climatizar o ambiente parar fazer as atividades do dia a dia, sem abrir mão do conforto de uma temperatura agradável.
Alguns modelos de ar-condicionado possuem a função Quente e Frio, que são capazes de trazer conforto térmico não apenas durante os meses de calor, mas também quando é necessário aquecer os ambientes. Confira algumas vantagens do uso do aparelho durante o inverno:
Menor consumo de energia: “O ar-condicionado pode ser utilizado também para aquecimento de ambientes, oferecendo uma alternativa mais eficiente em comparação aos aquecedores elétricos convencionais, que apresentam maior consumo energético. Ademais, o modo aquecimento geralmente apresenta uma eficiência energética superior à do modo refrigeração. Equipamentos dotados de tecnologia inverter potencializam ainda mais essa eficiência, permitindo uma redução no consumo de energia de até 70%.”
Controle da umidade: O ar-condicionado reduz a umidade típica do inverno, melhorando o conforto e prevenindo problemas respiratórios e alergias.
Função adicional de saúde:Alguns modelos tem filtros que eliminam vírus e bactérias do ar do ambiente, reduzindo assim riscos de doenças causadas por esses microrganismos.
“Para um melhor aproveitamento do aparelho, é recomendável manter o ar-condicionado entre 22 °C e 24 °C para conforto térmico e eficiência energética, evitando ajustes frequentes que aumentam o consumo. Além disso, o uso do modo Sleep, Timer ou Eco, podem ajudar a evitar picos de consumo”, explica João Manuel Aureliano, Gerente Senior de Engenharia de Produtos da Daikin Brasil.
Quem ainda pensa em investir em um equipamento para climatizar o lar nos próximos meses, precisa ficar atento, os modelos inverter são os mais indicados, pois consomem até 70% menos energia; escolher aparelhos com boa capacidade de aquecimento e filtros de alta qualidade também é importante para saúde e economia.