Gree amplia linha de ar-condicionado fotovoltaico no Brasil

A busca por condicionadores de ar movidos à energia solar vem crescendo cada vez mais em todo o mundo, já que o aparelho gera economia na conta de luz. A Gree, desenvolvedora de tecnologia fotovoltaica para condicionadores de ar lança o GMV-Solar com solução fotovoltaica. Segundo a empresa, o produto é o primeiro a contar com avançado sistema de economia de energia, qualidade e potência.

O lançamento utiliza tecnologia fotovoltaica associada a um sistema inteligente que combina redução do consumo de eletricidade. O controle do produto é feito por meio do GREE G-IEMS, responsável pela geração, consumo, economia e armazenamento de energia, conexão à rede, controle integrado e comércio inteligente.

O produto pode ser utilizado em residências, fábricas e grandes edifícios.

A energia fotovoltaica de sistemas convencionais é fornecida diretamente para a rede concessionária via inversores Grid-tie ao mesmo tempo que o equipamento também consome da concessionária e, no final do mês,segundo a empresa, a conta é recompensada por meio de créditos pelo balanço entre consumo e geração. Todo esse processo com conversão de correntes acarreta perdas de até 8% na eficiência. Já o GMV recebe diretamente energia gerada pelos painéis solares e numa fração de segundo decide para onde vai direcioná-la. Esse processo garante uma eficiência de até 99,04% na conversão entre geração fotovoltaica e alimentação do compressor.

O sistema de controle, alterna automaticamente entre 5 modos de operação, baseados nas condições de disponibilidade de energia solar e demanda do equipamento de ar-condicionado. O sistema de controle interno do VRF realiza a monitoração da produção e demanda de energia alternando entre os modos com intervalos inferiores a 10 ms, mantendo uma operação contínua e estável.

COMPARTILHE