"Informação e Inovação, onde você e sua empresa precisam!"
Profissionalização ajuda Brasil a bater recorde na produção de ar-condicionado
Calor aquece mercado, e Adias aposta em eventos e treinamentos para vender independente da sazonalidade; números cresceram 50% entre 2023 e 2024
O Brasil bateu recorde e produziu 5,88 milhões de unidades de ar-condicionado em 2024, ante 4,25 milhões verificadas no ano anterior – um aumento de 38%, segundo a Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos). O bom momento do mercado nacional é reflexo do último ano ter sido considerado o mais quente no país desde 1961 pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), mas também passa pela maior profissionalização do mercado.
Nos últimos dois anos, por exemplo, a Adias intensificou as visitas e treinamentos em todo o Brasil. A ideia era buscar instaladores que necessitam de especialização e oferecer apoio profissional. O resultado superou ainda o crescimento médio nacional: as vendas aumentaram mais de 50% na comparação entre 2023 e 2024.
“Nossos diretores estão sempre viajando para países como a China (único local que possui um polo produtor de ar-condicionado maior que o Brasil) para trazer as novidades e tendências do setor, que compartilhamos nos treinamentos. Conseguimos expandir equipes, com supervisores e vendedores atuando próximo e sendo um consultor de relacionamento do instalador”, afirma Luciana Mazurega, diretora nacional de vendas B2B da Adias.
Rodolfo Mistieri, diretor de operações da Adias, destaca que o trabalho de capacitação feito ajudou a melhorar o relacionamento e a gestão foram fundamentais para a evolução do segmento. Além disso, a maior visibilidade e a popularização do ar-condicionado também colaboraram para o crescimento das vendas.
O Brasil tem atualmente 36 milhões de unidades de ar-condicionado e, segundo projeção da Agência Internacional de Energia (AIE), essa quantia deve chegar a 160 milhões até 2050. “Cerca de 25% das pessoas têm ar-condicionado em casa. Há 20 anos, esse número era de 16%, então o crescimento ainda é muito tímido e há potencial para ser muito mais”, declarou Mistieri.
Em 2025, o Grupo Adias planeja realizar mais de 200 eventos e treinamentos, em parceria com grandes marcas mundiais. “Temos o privilégio de ser parceiros de grandes marcas e acreditamos que a capacitação do nosso parceiro é fundamental para o crescimento dele e consequentemente do nosso negócio.” disse Mazurega.
No frio ou no calor – A criação de vínculos é determinante para manter a comercialização em alta, mesmo em períodos mais frios. Responsável por 70% do total das vendas de ar-condicionado da Adias, a área de B2B trabalha para conscientizar os parceiros sobre os diversos produtos que podem atender qualquer demanda, independente da sazonalidade.
“O hi-wall, modelo de ar-condicionado do tipo split que é instalado na parte superior da parede, é bem atrativo em períodos de maior calor. Contudo, quando chega o inverno ou normalizam as temperaturas, o faturamento dele cai muito. O instalador, que é o nosso cliente, precisa se especializar e conhecer todos itens que temos, como multi-split e VRF (volume de refrigerante variável), para manter as vendas o ano todo”, completa Mazurega.
O inside sales (termo em inglês para vendas internas, feitas por telefone ou site) representa 10% do faturamento e o marketplace os outros 20%. “O marketplace representa uma parcela significativa e já deixou de ser uma alternativa e se tornou um canal essencial. Ele possui vantagens competitivas, como alcance global, logística integrada e uma base de clientes já consolidada. Por isso, é natural que a participação cresça ao longo dos próximos anos”, finaliza Mistieri.
Sobre a Adias Sol.Ar. – Com 56 anos de atividades, a Adias Sol.Ar. é uma empresa brasileira especializada na comercialização e distribuição de soluções de ar-condicionado e energia solar, comprometida em oferecer tecnologias de alta eficiência e sustentabilidade ao mercado nacional. Com parcerias estratégicas com os principais fabricantes do mercado e ações inovadoras, a Adias busca atender às necessidades dos consumidores com qualidade e praticidade, boas experiências e destacando-se por suas iniciativas no setor. Mais informações acesse aqui