Saiba como evitar contaminações por rouge, na Indústria

Você sabe o que é o rouge? Trata-se de um tipo de contaminante que afeta, através da corrosão, o interior das tubulações de aço presentes nas indústrias.O problema costuma aparecer com frequência na linha de Água para Injetáveis (WFI) e em sistemas de água altamente purificada.

Além de comprometer as estruturas e sistemas, o rouge interfere negativamente na composição dos insumos que passam pelas tubulações, ameaçando a qualidade e segurança do produto final. Por este motivo, é muito importante entender rouge e combater o problema o quanto antes.

De acordo com a Ultra Clean Brasil – empresa que fornece tecnologias para a limpeza interna de tubulações industriais – a composição do rouge é basicamente de óxidos de ferro coloidais com ou sem água de hidratação, pequenos traços de metais pesados como o níquel, cromo e até alumínio.

A coloração do problema varia de acordo com o estágio. Na fase inicial é levemente avermelhada ou marrom. Na intermediária, fica vermelha escura, marrom escura ou cinza parda. E, na fase avançada (casos extremos), torna-se cinza escura ou preta.

 

Imagem do metal com rouge.

“É possível combater o rouge com auxílio de limpeza mecânica no interior das tubulações”, enfatiza Bruno Ract, diretor de marketing da Ultra Clean Brasil. “Vale lembrar que nesta etapa de limpeza, o uso de água ou produtos químicos não resolve o problema, pois se ficarem resíduos do rouge na tubulação, o contaminante irá se multiplicar.”

Projétil de espuma depois (à esquerda) e antes (à direita) da limpeza.

O profissional afirma que a tecnologia Ultra Clean System consegue eliminar 100% do rouge, mesmo em estágios extremos. Com auxílio de ar comprimido e uma pistola especial, o sistema dispara no interior das tubulações projéteis de espuma (composto especial de poliuretanos em forma cilíndrica) que possuem diâmetro 20% maior que o interior das tubulações ou mangueiras.

 

COMPARTILHE