Armacell: Mantas de isolamento aerogel são certificadas pela ASTM*

O produto ArmaGel DT é considerado um dos materiais de melhor desempenho para isolar tubulações e equipamentos em aplicações criogênicas.

O ArmaGel DT, manta de isolamento aerogel desenvolvida pela Armacell, agora está em conformidade com a norma internacional C1728 (tipo IV, nível 1A) da ASTM – American Society for Testing and Materials. “Com a certificação, a expectativa é ampliar nossa participação em projetos no setor de energia”, afirma Juan Herrero, gerente de desenvolvimento de negócios da Armacell na América Latina. Considerado um dos materiais de melhor desempenho disponíveis hoje, a manta flexível de aerogel utiliza avançada tecnologia para isolar tubulações e equipamentos em aplicações criogênicas para temperaturas entre -196 °C (-321 °F) a +250 °C (+482 °F).
O aerogel é composto por uma base de gel, na qual é retirada a água e colocado ar, tornando o material seco, poroso e mais leve. “A menor espessura de isolamento, em comparação com outros materiais isolantes, faz com que o produto seja o mais indicado para tubulações usadas em plataformas offshore, plantas petroquímicas e em equipamentos de processos industriais, aproveitando ao máximo o espaço para isolamento, reduzindo suportes, revestimentos externos entre outros. Mais um aspecto de destaque é que o produto é hidrofóbico, repelindo o contato com a água. Essa característica minimiza a corrosão sob isolamento, fenômeno que pode trazer sérias consequências às tubulações de produtos químicos, ou derivados do petróleo.
O produto está disponível em espessuras de 5, 10, 15 e 20 mm. Herrero explica que as mantas mais espessas oferecem mais cobertura de isolamento por homem-hora, melhorando a produtividade da instalação em comparação com o isolamento de aerogel convencional.
Os sistemas de isolamento ArmaGel também foram testados para atender a todas as classes de isolamento acústico ISO 15665 e Shell DEP, oferecendo um desempenho termo acústico superior em uma única solução.

*ASTM International (ASTM), originalmente conhecida como American Society for Testing and Materials, é um órgão estadunidense de normalização. A ASTM desenvolve e publica normas técnicas para uma ampla gama de materiais, produtos, sistemas e serviços. A sede da organização está em West Conshohocken, Pensilvânia, cerca de 5 milhas (8 km) a noroeste de Filadélfia. ASTM, fundada em 1898, precede outras organizações, tais como BSI (1901), DIN (1917) e AFNOR (1926), porém, diferentemente destas, não é um organismo nacional de normalização, papel exercido pela ANSI nos EUA. No entanto, ASTM tem um papel dominante entre os padrões de desenvolvedores nos EUA, e afirma ser a maior incorporadora mundial de normas. Usando um processo de consenso, ASTM dá suporte a milhares de comitês técnicos voluntários, cujos membros de todo o mundo, coletivamente, desenvolvem e mantém mais de 12000 normas.

 

COMPARTILHE