Asbrav atua na criação do Instituto Internacional de Refrigeração por Amônia – Unidade Brasil

                                          IIAR é uma entidade sem fins lucrativos sediada nos Estados Unidos referência pelo uso seguro,                                                  confiável e eficiente da amônia e de outros refrigerantes naturais

O Instituto Internacional de Refrigeração por Amônia – IIAR (International Institute of Ammonia Refrigeration) está criando um capítulo no Brasil, em razão da importância do nosso país na América Latina e do grande desenvolvimento do setor de Refrigeração por amônia, necessitando de maior divulgação das normas técnicas aos profissionais e empresas. A Associação Sul Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Aquecimento e Ventilação (Asbrav) participa das tratativas através de seu diretor do Grupo Setorial de Refrigeração, Elton Thomé. “Os membros do IIAR compartilham seu conhecimento coletivo e experiência para produzir documentos consensuais que endereçam vários aspectos da comunidade de refrigeração por amônia. Ajuda profissionais a desenvolver seus talentos e avançar em suas carreiras através da promoção de interesses comuns de seus membros”, explica. As publicações do IIAR se concentram em treinamento, padrões de projeto de sistema, diretrizes de tubulação e diretrizes de operação e manutenção. Sua revista Condenser contém vários novos desenvolvimentos e informações de todo o mundo. Seu site contém a maior biblioteca técnica on-line de refrigeração industrial, com mais de 400 artigos técnicos e publicações disponíveis para membros do IIAR. Exemplo disso são os diversos Guidelines e Posters disponíveis no website do instituto, como: Bulletin 114 – 2019 (Identificação de tubulação de refrigeração por amônia e componentes do sistema), Bulletin 111 – 2002 (Maquinário de Sala de Ventilação por Amônia) etc. Inclusive, todos os Posters estão disponíveis em versão português.

Uso da Amônia – O uso da amônia como refrigerante definitivamente está entre os mais importantes desenvolvimentos dos tempos modernos, e uma significante contribuição para nosso estilo moderno de vida. Hoje, a amônia permanece o refrigerante mais usado nos grandes sistemas industriais para processar e preservar comidas e bebidas. Amônia tem mostrado avanços tecnológicos tornando-se essencial para o processamento de comida, armazenamento e infraestrutura de distribuição na economia. Até mesmo a NASA reconhece as vantagens da amônia como refrigerante, selecionando-a para uso na Estação Espacial. Com o aumento de atenção dado ao aquecimento global e os esforços internacionais extraordinários feitos na última década para reduzir o uso de refrigerantes prejudiciais ao meio ambiente, combinado com vantagens econômicas, a amônia é bem posicionada para ser o refrigerante do futuro. Amônia não destrói a camada de ozônio e não contribui para o efeito estufa ligado ao aquecimento global. De fato, a amônia é um dos compostos mais comuns achados na natureza, e é essencial para o ciclo de nitrogênio da Terra e sua liberação na atmosfera é imediatamente reciclada. O Instituto possui uma Academia Técnica (Academy of Natural Refrigerants) pela qual promove cursos e treinamentos, bem como certificações na área de refrigeração por amônia.

IIAR – O IIAR promove a união de seus membros através do mundo para enfrentar os assuntos mais importantes no campo da refrigeração industrial. Para atingir a visão e missão do IIAR foi estabelecido o programa internacional de capítulos por seus Conselho Executivo e Comitê Internacional. O propósito de um capítulo do IIAR é fortalecer a indústria da refrigeração ao oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional e educacional para profissionais de refrigeração no uso seguro e sustentável de refrigerantes naturais e sistemas de refrigeração. Assim, um capítulo do IIAR é um afiliado local, fora dos EUA, que consiste em membros do IIAR dedicados a prover educação e promover a visão e missão da instituição em um país ou área geográfica relevante. Aqui no Brasil, Elton Thomé faz parte desse Comitê Organizador, responsável pela criação do capítulo e divulgação da instituição para os profissionais e empresas do setor de refrigeração industrial e comercial. Para mais informações a respeito do IIAR é possível acessar o site iiar.org.

COMPARTILHE