Danfoss promove “Café com Influenciadores”, acerca da 21º Febrava

Café com Influenciadores antecipa novidades Danfoss na Febrava

A Danfoss do Brasil recebeu no último dia 03, jornalistas e influenciadores digitais para o encontro, “Café com Influenciadores”, cujo objetivo foi o de reafirmar as diretrizes trabalhadas pela multinacional dinamarquesa e antecipar os lançamentos que estarão presentes no estande da empresa, durante a Febrava. “Hoje, nossa intenção é mostrar por quais caminhos  a Danfoss está seguindo e o que  pode se esperar da companhia nos próximos anos”, iniciou a gerente de Marketing para a América Latina, Paula Souza, que acrescentou, “e de que forma isso se mostra na Febrava”.

Paula, a gerente de Marketing: boas-vindas e mais do futuro

O evento, realizado na sede da empresa, em Osasco (SP),  contou com a presença de diretores de áreas afins da companhia, que ao longo do encontro explanaram sobre as Megatendências: temas enfocados atualmente pela empresa. “Para nós, Megatendências são o que nos guia globalmente, o nosso norte”, enfatizou o  diretor regional para América Latina, Joan Ordonez. Ele acrescentou que cada uma das cinco Megatendências apresentadas durante o Encontro, e trabalhadas hoje pela Danfoss mudou a visão da companhia. “Uma das nossas Megatendências é a Digitalização, que fez com que todo o nosso portfólio mudasse de tal forma, que, desde 2006, toda a nossa fabricação traz o conceito da conectividade, ou seja: todas as nossas linhas de produtos possuem interconexão eletrônica com alguma interface”, informou. Outra Megatendência enfocada pela empresa é a Eletrificação. Tema interessantíssimo, mas que, no entanto, por ter um outro enfoque de mercado, não será apresentado na Febrava.

Ordonez: “megatendências são o nosso norte!”

Dando continuidade, o gerente de desenvolvimento de negócios, Eládio Pereira, discorreu sobre a Megatendência Cadeia de Alimentos, dando um panorama sobre a produção de alimentos no mundo até o ano de  2050. Intitulado “Do Campo à Mesa”, Pereira enfocou temas já bem conhecidos, mas, dessa vez,  com um novo viés. Assim, questões sobre a Cadeia do Frio, Transportes Frigorificados, Logística, Câmaras Frias, Refrigeração Industrial e Gerenciamento de Lojas (supermercados) foram abordados sob um novo prisma, mais atual e em consonância com tecnologias da empresa, como as Novas Válvulas de Extensão AKVP, que, segundo informa “tem uma operação de pulso mais suave, reduzindo o risco de golpe de aríete e diminuindo em até 50% a pressão de pico no momento de abertura”, diz. Segundo a empresa, a nova geração de válvulas de expansão eletrônicas da Danfoss conta com aumento de até 50% na capacidade da válvula, para um mesmo corpo ou tamanho, se comparada com a antiga AKV. Além delas, Pereira citou os lançamentos Febrava: Novo Controlador Eletrônico AK –CC55;  Controladores Eletrônicos Programáveis MCX; Telemetria PROSA; Smart Store – Power Focus | Gerenciamento de lojas; ACCC55; as Unidades Condensadoras OPTYMATM   Plus Inverter e Slim Pack para refrigeração comercial, “indicada para aplicação externa e com baixo nível de ruído (até 55dB a 3 metros), sendo qualificada para os fluidos refrigerantes R448A, R449A, R452A e R513A disponíveis em modelos para baixas e médias temperaturas”, disse.

A Cadeia de Alimentos sob um novo viés, por Eládio Pereira.

A quarta Megatendência Mudanças Climáticas, apresentada por Eduardo Drigo, gerente de Aplicação e Serviços,  enfatizou a preocupação da empresa em oferecer soluções green. “Neste sentido, a Danfoss comparece com a Linha de compressores e de Unidades Condensadoras, cem por cento homologadas, que trabalham com os fluidos alternativos aos refrigerantes R22 e R404A. Espaço forte para tecnologias que operam com os fluidos Propano e o Butano. Outra novidade é a Unidade Condensadora com  tecnologia Microcanal. “Aqui a vantagem aparece por três motivos: o volume do microcanal, se comparado com o tubo aleta é 70% menor. Com isso, tanto o tamanho quanto o peso da máquina já ficam reduzidos, além da diminuição  da necessidade do volume de fluido refrigerante no sistema, que chega entre 30 a 40% de diminuição da carga. A segunda vantagem é o fato de a  condensadora ser confeccionada toda em alumínio, fazendo com que no momento da solda e da brasagem vire uma única peça com todas as partes interligadas,  facilitando, desse modo, a passagem do calor. Além disso, nossa unidade condensadora está aprovada para todos os fluidos refrigerantes de baixo GWP, aumentando a eficiência da máquina em até 25%, conforme todos os testes realizados”, assegurou.    

A Urbanização, foi a quinta Megatendência apresentada por Daniel Andrade, engenheiro de Desenvolvimento de Negócios, que discorreu sobre o rápido progresso da urbanização que, no fim do século XIX, contava com apenas 30% da população geral ocupando os centros urbanos. “Imagine, que demorou mais de 200 anos para que esse índice subisse cerca de  50 por cento. E,  segundo dados da ONU, em apenas 20 anos, este índice subirá dez por cento  ou seja a previsão em 2050 é de que 66% de população global habite os centros urbanos”, informou Andrade.  Sua análise é de que todo esse movimento traz consigo, a necessidade de uma grande e complexa infraestrutura “que proveja eficiência térmica e energética, como escolas, hospitais, edifícios comerciais entre outros”, refletiu.  Para tanto, produtos como Drives, Transmissores de Pressão, Válvulas – neste caso a AB – QM 4.0 -,   em que haja efetivamente  custo x benefício, tanto para situações de conforto térmico quanto de processos,  faz com que essas infraestruturas estejam devidamente adequadas para atender o fluxo urbano, uma vez que, no tocante aos Sistemas de HVACR,   há aumento de vida útil de seus equipamentos, manutenção adequada, monitoramento fácil, automação e o consequente,

Drigo, soluções Green e muitos benefícios.

melhoramento do clima interno.

Destaque para o novo Transmissor de Pressão, que segundo a Danfoss é uma solução inédita no mercado global. Roberto Pereira Jr, gerente de Vendas explicou que em se tratando de AHU’s o novo transmissor de pressão é acoplado diretamente  no conversor de frequência, dispensando cabos e sinais. “Ele faz tudo integrado no conversor, atendendo até quatro filtros, dessa forma o transmissor de pressão torna-se parte integrante  do equipamento, evitando-se, assim, manômetros, transmissores diferenciais e controladores”, assegura. Roberto confirmou que o lançamento não tem similar no mundo, sendo a Danfoss a pioneira no lançamento desse modelo de transmissor de pressão. “Isso só foi possível porque a Danfoss mantém em seu portfólio transmissores d epressão e conversores de frequência”, afirma.

Ainda na Febrava, o Turbocor, primeiro compressor de rolamento magnético sem óleo para o segmento HVAC do mundo; o atuador para válvulas de balanceamento e controle independente de pressão NovoCon; o atuador elétrico AME com Bluetooth  proteção de sobrecarga aprimorada, que garante uma operação livre de problemas do atuador dentro do sistema.

Em pé, Roberto (à esquerda) e Andrade (à direita) urbanização com inovação

Após a apresentação destas cinco Megatendências, Paula de Souza retomou a palavra, reforçando que a digitalização permeia todas as outras Megatendências trabalhadas pela empresa e está presente não apenas do dia a dia da companhia, mas também em todo o estande da Danfoss na Febrava, “como em nosso totem, por exemplo, em que o visitante poderá consultar qualquer produto, acessar o catálogo correspondente e ainda enviar para o seu e-mail, caso deseje, sem a necessidade de um catálogo físico”, explicou a gerente de Marketing.  Ela completou que todas ações norteadas pelas cinco megatendências, permanecem no escopo de trabalho como um todo, além do evento Febrava.

Registre-se que além de jornalistas e dos apresentadores das Megatendências, ainda estiveram presentes no “Café com Influenciodores”, os diretores da Danfoss,  Peter Young, diretor de Vendas de Canal Indireto; Renato Majarão, diretor regional de Marketing e de Desenvolvimento de Negócios; Gustavo Asquino, gerente de Marketing & Desenvolvimento de Negócios; e Leonilton Tomaz Cleto, renomado engenheiro do setor de HVACR e diretor da Yawatz Engenharia.

Após as apresentações, os presentes foram convidados a fazer um breve tour pela fábrica e dependências da Danfoss do Brasil. Mais detalhes sobre os lançamentos Febrava, você acompanha em nossa cobertura exclusiva, aqui no Portal, em nossas redes sociais e na edição especial da Revista HVACR em Foco.

Vista parcial da fábrica da Danfoss, em Osasco (SP).
Registro dos presentes: “cheese”
COMPARTILHE