Enel dá dicas para economizar energia

Para quem está trabalhando home office, pequenas atitudes como monitorar o tempo de carregamento da bateria de celulares e computadores podem ajudar a economizar energia em casa.

Com o avanço do coronavírus e a orientação das autoridades para que as pessoas não saiam de casa, a Enel São Paulo, que atua na geração e distribuição de energia elétrica e de gás natural, preparou orientações para economizar energia em casa. Já que muitas empresas adotaram o trabalho à distância. Com o aumento do número de empresas liberando seus colaboradores a trabalharem de casa dicas básicas de economia podem ajudar adultos e crianças a diminuir a conta de energia elétrica durante este período. 

Computadores, condicionadores de ar e iluminação estão entre os itens que podem ser usados de maneira mais consciente sem atrapalhar a produtividade do trabalho. Da escolha do ambiente ao uso dos equipamentos domésticos, há oportunidades de economizar energia em toda a rotina de home office.

Trabalhar em um ambiente pouco iluminado ou abafado vai exigir luzes acesas mesmo durante o dia e ventiladores ou equipamentos de ar condicionado ligados o tempo todo. Por isso, é importante dar preferência a ambientes arejados e com bastante iluminação natural para não desperdiçar energia elétrica. Outra dica é prestar atenção aos equipamentos elétricos ligados, para mantê-los funcionando apenas quando for necessário. É comum, por exemplo, as pessoas deixarem TV e computadores ligados ao mesmo tempo, sem estarem usando os dois equipamentos. Vigiar os aparelhos de celular e notebooks enquanto recarregam a bateria também é fundamental para não deixar os equipamentos na tomada mais tempo do que o necessário. Nas pequenas pausas, desligue o monitor do computador, já que ele é responsável por cerca de 70% do consumo de energia do equipamento. Além disso, mesmo no modo stand-by os eletrodomésticos consomem energia.

Dicas de economia em casa:

Passar mais tempo em casa também pode ser uma oportunidade de observar melhor os hábitos de consumo não apenas de quem está trabalhando à distância, mas de toda a família. Confira abaixo outras dicas para economizar energia:

Iluminação e climatização: aproveite a luz natural e abra janelas e cortinas durante o dia. Para paredes e tetos, dê preferência às cores claras, que refletem melhor a luminosidade. Troque lâmpadas incandescentes por fluorescentes ou LED, que consomem de 60% a 80% menos energia;

Geladeiras e chuveiro elétrico: não abra a porta desnecessariamente. Verifique se a borracha de vedação da porta está cumprindo sua função e nunca utilize a parte traseira do equipamento para secar roupas ou sapatos

Para o chuveiro, escolha um horário fixo para tomar banho e não consumir em excesso. O chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consomem dentro de casa.

Atenção ao comprar: escolha eletrodomésticos com melhor desempenho energético. Procure por aparelhos com o Selo Procel, que tem por objetivo orientar o consumidor no ato da compra, indicando os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro de cada categoria.

TVs e outros equipamentos elétricos: Não deixe aparelhos ligados sem que haja alguém usando. No caso das TV, programe sempre o timer na hora de dormir (desligamento automático).

Computadores e celulares: Só deixe carregando quando realmente for necessário. Quando estiver totalmente carregado, retire o carregador da tomada.

Stand-by: desligue ou tire da tomada quando não estiver usando um eletrodoméstico. Não deixe os aparelhos em stand-by;

Não esqueça: sempre desligue os aparelhos ao sair de um ambiente. Nas pausas para o almoço ou intervalo, faça o mesmo.

Atenção: a Enel reforça que a operação e o atendimento aos clientes seguem ocorrendo normalmente. A empresa orienta, no entanto, que os clientes priorizem os canais não presenciais de atendimento: agência virtual (https://portalhome.eneldistribuicaosp.com.br); aplicativo Android (http://bit.ly/2VmOsIj) ou IOS (https://apple.co/2VpYh8q), além da Central de Atendimento 0800 72 72 120.

COMPARTILHE