Full Gauge Controls e Fiocruz garantem qualidade de vacinas contra Covid-19

Referência na produção e armazenamento de vacinas, a Fiocruz está utilizando controladores e software da Full Gauge Controls em instalação realizada pela SmartMonit Brasil 

crédito foto: SmartMonit Brasil

A Fundação Oswaldo Cruz(Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde, é a responsável por manter a integridade das doses da vacina da norte-americana Pfizer/BioNTech que estão chegando ao Brasil desde o fim de março deste ano, sobretudo no que diz respeito às rígidas temperaturas necessárias para sua conservação.  Dessa forma, a Fiocruz se preparou para recebê-las através da aquisição de câmaras refrigeradas equipadas com os controladores de temperatura Full Gauge Controls e o software de gerenciamento a distância Sitrad Pro, garantindo os – 25 °C necessários para conservação dos fármacos e, atendendo assim, as normas da Anvisa.

A SmartMonit Brasil, do Rio de Janeiro, foi a empresa responsável pelas instalações dos controladores e do software. Dentre os produtos da Full Gauge Controls que foram selecionados estão o MT-512E Log, para o controle de geladeiras e freezers; o MT-530E Super, para o controle da climatização do ambiente; e o MT-543E Log responsável pelo controle de freezers para temperaturas a – 8 °C.

Além disso, as instalações também foram essenciais para a produção do insumo farmacêutico ativo (IFA) da vacina contra o coronavírus, causador da Covid-19, aprovado em 30 de abril último pela Anvisa. Desta forma, a Fiocruz está autorizada a iniciar a produção de lotes-piloto, em escala comercial, da vacina com o IFA produzido no Brasil. A aprovação técnica se deu após a inspeção que verificou as boas práticas de fabricação da linha de produção no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, da Fiocruz. 

 Os sócios da SmartMonit Brasil, Roberto Simonal e Guto Castro, afirmam que graças à parceria com a Full Gauge Controls foi possível realizar as instalações na Fundação Oswaldo Cruz. “Não tenho dúvidas de que a qualidade dos controladores e a competência dos envolvidos foi fundamental para fechar esse contrato de tanta importância para a população brasileira”, reforça Roberto Simonal.

Quanto ao serviço de gerenciamento remoto, Simonal elogia a rapidez de leitura e dos alertas imediatos enviados pelo sistema Sitrad Pro. Em relação ao suporte técnico oferecido pela Full Gauge Controls, ele conta que “a agilidade com que sempre fomos atendidos fez parecer que não havia distância física entre as equipes”.  Além do setor de vacinas, os produtos da Full Gauge Controls também foram instalados em laboratórios e freezers destinados ao armazenamento do coquetel distribuído à população portadora do vírus da imunodeficiência humana (HIV).

COMPARTILHE