Mayekawa usa Gestão Remota para Manutenções Preventiva e Preditiva

Em tempos de Covid-19, a gestão remota é importante para não perder tempo; nem elevar os custos e garantir a produção.

A Mayekawa do Brasil, que oferece soluções em Refrigeração, utiliza as tendências da Indústria 4.0 para o Sistema de Acesso Remoto e Monitoramento online.

A gestão remota para manutenção Preventiva e Preditiva permite aos usuários o monitoramento online durante 24 horas, em todos os dias da semana. Ao passo que, através da análise da vibração do compressor, e de todos os parâmetros de operação, o monitoramento remoto permite acompanhar a performance do sistema de Refrigeração. Ou até mesmo do compressor para rápido diagnóstico de falhas, possibilitando a solução de forma imediata e evitando paradas.

O diretor da área de Assistência Técnica da Mayekawa do Brasil, Nilton Pitarello explica que “de acordo com moderno método de análise online de dados é realizada a coleta das informações do sistema de Refrigeração com leitura das variáveis. Que são processadas de acordo com cada condição específica, prevendo falhas e danos através de curvas de tendência em tempo real e classificação por nível de criticidade”.

O acompanhamento pode ser feito por uma equipe da própria Mayekawa do Brasil, que acompanhará a gestão Remota para manutenção Preventiva e Preditiva. E informará com antecedência o cliente sobre as questões do sistema. “Também é possível que o próprio cliente faça a gestão online do Sistema de Refrigeração. É possível realizar indicando pró ativamente pontos para manutenção preventiva e preditiva”, indica o engenheiro de projeto, da Mayekawa do Brasil, Cecílio Duarte.

Quanto à operação da plataforma, ela é bem simples: “A utilização é fácil, uma vez que pode ser acessada por meio de qualquer dispositivo com capacidades de acesso à internet. Por exemplo notebooks, tablets e smartphones”, diz o engenheiro.

Gestão remota Manutenção Preventiva.
Monitoramento remoto.

Sobretudo, todos os dados gerados ficam armazenados na nuvem com toda a segurança. Duarte elenca outros diferenciais do Monitoramento Remoto 4.0, da empresa: “com esta plataforma é possível enviar mensagens via e-mail e SMS tanto para o cliente quanto para a equipe Mayekawa de sobreaviso. Contudo, observa-se aumento do rendimento e boa performance do Sistema de Refrigeração. Assim também, há a redução do tempo de parada com manutenções; além da otimização do tempo de resposta do suporte técnico”, garante.

Cases

Para ilustrar, a ferramenta já atende indústrias de segmentos diversos, como alimentícia, de bebidas e química. Na da Alimentos, por exemplo, foi possível descobrir uma importante falha no sistema e corrigi-la a tempo. “Tínhamos dois equipamentos, que quando instalados não funcionavam a toda carga. Porém, em determinados períodos os equipamentos chegavam a 100% de sua capacidade. Para o cliente estava tudo sob controle, no entanto, acompanhando a performance desse sistema, a ferramenta de monitoramento nos mostrou que em condições de funcionamento a 100%, os equipamentos apresentavam falhas na corrente do motor. Informado ao cliente, conseguimos realizar a contento a manutenção desses motores sem maiores prejuízos para o cliente”, descreve o especialista em Manutenção Preditiva, da Mayekawa do Brasil, Jair Pavan.

Outro caso diz respeito a geração de eficiência energética. “Monitorando remotamente este cliente, visualizamos que a pressão de descarga do sistema estava muito alta. Assim, orientamos a ele que baixasse a referida pressão de descarga. Resultado: o cliente sem saber, estava gastando muita energia elétrica. Apenas com a intervenção da Mayekawa, o cliente ganhou uma significativa economia de energia elétrica”, informa o especialista em manutenção.

Há também um ganho de produtividade: a máquina desossadora de coxa e sobrecoxa Tóridas, da Mayekawa em funcionamento normal apresenta um residual de 5 gramas. A deste cliente apresentava 8 gramas de perda. “Conseguimos verificar essa condição monitorando remotamente este cliente, rapidamente ajustamos a máquina que estava desregulada, evitando perdas e voltando a produtividade satisfatória”, conta Pavan.

Para o futuro próximo, a Mayekawa do Brasil pretende incrementar ainda mais a plataforma de Monitoramento Remoto através de um Assistente Virtual Inteligente, permitindo maiores alcance e comunicação com os clientes. “Ao possibilitar uma comunicação mais personalizada, baseada no histórico de interações com o usuário, manteremos nosso relacionamento de confiança com cada um deles, que é uma de nossas marcas, atendendo às demandas específicas”, finaliza Nilton Pitarello.

A fim de conhecer mais, entre em contato com a Assistência Técnica: assistec@mayekawa.com.br

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