"Informação e Inovação, onde você e sua empresa precisam!"
Nova fase da campanha “Reuse, o Descarte Correto é Só o Começo” para coleta gratuita e reciclagem de geladeiras
A iniciativa da Dow, em parceria com a Panasonic e o Instituto Akatu tem como objetivo apoiar a logística reversa e a economia circular
A Dow, em parceria com a Panasonic e o Instituto Akatu, iniciou uma nova fase da campanha para circularidade de geladeiras no Brasil: “Reuse – o Descarte Correto é Só o Começo”.
A ação, que terá iniciativas de âmbito nacional e regional, tem como objetivo apoiar a coleta seletiva por meio de sensibilização e mobilização da população para o descarte adequado desse eletrodoméstico de grande porte, garantindo a destinação e a reciclagem correta dessa classe de resíduos.
O desenvolvimento da campanha “Reuse – o descarte correto é só o começo” está alinhado à estratégia global e regional da Dow na instituição de ações voltadas para questões sociais e de sustentabilidade.
Por meio da campanha, a companhia quer garantir que a espuma de poliuretano, uma das soluções produzidas pela empresa e utilizadas em aplicações como colchões, móveis estofados e sistemas de refrigeração, assim como os demais materiais que compõem geladeiras, sejam reaproveitados em um novo ciclo de produção.
Como descartar geladeiras corretamente?
Os consumidores poderão solicitar a retirada e descarte correto de qualquer geladeira, em qualquer localidade de âmbito nacional e regional, de forma gratuita, por meio de agendamento pelo site bit.ly/campanhareuse.
Os inscritos na campanha que solicitarem a coleta de sua geladeira antiga também receberão 20% de desconto para aquisição de um novo modelo da Panasonic, exclusivamente no site oficial da marca.
A maioria das geladeiras Panasonic está na mais alta classificação de economia de energia do Inmetro, A+++, e, a depender do modelo, chegam a economizar mais de 43% de energia.
O desconto poderá ser utilizado em até 30 dias após o recebimento do voucher.
Parceiros da campanha “Reuse – o Descarte Correto é Só o Começo” – A Panasonic, referência global no desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras, passa a fazer parte da campanha e reforça seu compromisso com a sustentabilidade na gestão do sistema de coleta e destinação correta das geladeiras descartadas no programa.
Essa responsabilidade está alinhada com a ação global da marca para o enfrentamento das mudanças climáticas, o Panasonic Green Impact.
O Instituto Akatu, ONG pioneira em consumo consciente e sustentabilidade, coordenará a sensibilização de educadores e estudantes em escolas públicas de algumas cidades e a comunicação da campanha para a população.
As ações contam com o apoio de secretarias de educação parceiras e têm o objetivo de ampliar o conhecimento e a mobilização da população sobre a gestão de resíduos, seus impactos para a sociedade e o meio ambiente, principalmente em relação às geladeiras.
Etapas anteriores – Em sua primeira fase, em 2021, as ações da campanha “Reuse – o descarte correto é só o começo” foram realizadas na cidade de Hortolândia (SP), com apoio da prefeitura local e foco na circularidade de colchões e sofás.
O projeto recolheu e encaminhou para a reciclagem mais de 3,5 mil itens, que resultaram no reaproveitamento de 83,8 toneladas de resíduos, entre madeira, espuma de poliuretano, tecidos, borracha, molas e outros materiais.
As peças coletadas, caso fossem empilhadas, corresponderiam a 13 torres Eiffel, em Paris (França).
Além disso, foram realizadas ações educacionais pelo Instituto Akatu em cerca de 30 escolas da rede de ensino municipal para a sensibilização e a mobilização de alunos e comunidades em relação ao descarte correto desses materiais.
Já a segunda fase da campanha, iniciada em 2022 e finalizada no primeiro semestre de 2023, teve como foco a coleta e reciclagem de geladeiras e freezers usados e foi realizada em municípios da Grande São Paulo e regiões do estado.
Com a ação, que contou com parceiros locais, 478 geladeiras que iriam para aterros sanitários ou seriam incineradas foram recolhidas e recicladas pelo projeto.
O total coletado equivale a cerca de 22 toneladas de materiais, peso que corresponde ao dos resíduos sólidos gerados por um brasileiro ao longo de quase 60 anos.
Caso os aparelhos fossem empilhados, a altura total representaria mais de 22 estátuas do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro (RJ).
Com a ação, 90 toneladas equivalentes de gás carbônico deixaram de ser lançadas na atmosfera.
Essa segunda etapa contou, mais uma vez, com a parceria do Instituto Akatu, seguindo os mesmos moldes de ações de educação e comunicação com as comunidades.
As iniciativas atingiram mais de 1.200 professores e estudantes da rede municipal de ensino da cidade de Valinhos (SP).
Além disso, 75 jovens foram capacitados e atuaram como agentes multiplicadores nas comunidades do mesmo município.
Sobre a Dow – A Dow (NYSE: DOW) é uma das principais empresas mundiais de ciência dos materiais, atendendo a clientes em mercados de alto crescimento, como de embalagens, infraestrutura, mobilidade e aplicações de consumo.
Nossa atuação global, integração e escala de ativos, bem como nossa inovação focada, liderança em diferentes mercados e compromisso com a sustentabilidade nos permitem alcançar crescimento rentável e contribuir com a construção de um futuro sustentável.
Operamos fábricas em 31 países e empregamos aproximadamente 35.900 pessoas. Em 2023, a companhia entregou aproximadamente US$ 45 bilhões em vendas. Menções a “Dow” e/ou a “Companhia” referem-se à Dow Inc. e às suas subsidiárias.
Saiba mais sobre nós e nossa ambição de sermos a empresa de ciência dos materiais mais inovadora, centrada no cliente, inclusiva e sustentável do mundo acessando www.dow.com.
Sobre o Instituto Akatu – Criado em 15 de março de 2001, o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização e mobilização da sociedade para um novo jeito de viver, com consumo consciente e mais bem-estar para todos.
As atividades do Akatu estão focadas na mudança de comportamento do consumidor em duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas, jogos e eventos.
O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade. Saiba mais: akatu.org.br.
Sobre a Panasonic – Fundado em 1918 e, hoje, referência global no desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras para eletrodomésticos, habitação, automotivo, indústria, comunicações e energia em todo o mundo, o Grupo Panasonic mudou para um sistema de empresa operacional em 1º de abril de 2022, com a Panasonic Holdings Corporation servindo como uma holding e oito empresas posicionadas sob seu guarda-chuva.
O grupo reportou vendas líquidas consolidadas de 54 bilhões de dólares* ou 8.496,4 bilhões de ienes para o ano fiscal encerrado em 31 de março de 2024 (abril/2023 a março/2024).