Refrigerador com promessa de ser o mais econômico do Brasil possui compressor inverter da Embraco

Produto foi lançado pela Esmaltec durante a Eletrolar Show, em São Paulo

A Embraco, fornecedora global de tecnologia de refrigeração para a cadeia do frio residencial e comercial e marca da Nidec Global Appliance, é a empresa parceira da Esmaltec, uma das maiores fabricantes brasileiras de eletrodomésticos, para a produção do que é atualmente o refrigerador mais econômico do Brasil, segundo tabela comparativa do Procel.

O produto foi apresentado ao mercado pela Esmaltec na Eletrolar Show 2024, de 15 a 18 de julho. Durante a feira, a fabricante lançou as novas versões dos modelos de refrigeradores ROC31 PRO e ROC35 PRO, ambos equipados com compressor inverter da Embraco. Com a atualização, o modelo ROC35 PRO, segundo a fabricante, pode alcançar até 26% de economia de energia com relação à sua versão anterior, equipada com compressor tradicional. O refrigerador consome apenas 16,5 Kwh/mês de energia, o que o coloca na posição de mais econômico do mercado atualmente. O baixo consumo gera impacto impacta diretamente na redução da conta de luz, já que o refrigerador é um eletrodoméstico que fica ligado 24 horas por dia, todos os dias, e responde por 25% a 30% do consumo total de energia de umaresidência, segundo dados da EPE (Empresa de Pesquisa de Energia), do Ministério de Minas e Energia.  Os refrigeradores ROC31 PRO e ROC35 PRO são modelos de entrada com uma porta, voltados para o consumo popular, e que a partir de agora passam a também ter acesso à tecnologia inverter, até então associada a modelos de refrigeradores premium e de maior porte, com duas ou mais portas. “O compressor fornecido à Esmaltec é da nossa linha FMS, que foi desenvolvida para democratizar a tecnologia inverter”, explica Caio Marcelo dos Santos, gerente sênior do segmento Refrigeração Residencial para as regiões da América Latina e Ásia da Nidec Global Appliance.  “Isso tem um impacto social real, pois fará com que inúmeros brasileiros possam adquirir produtos de alta performance e que consomem menos energia do que os compressores convencionais”, afirma. O que diferencia o compressor inverter de um tradicional é o seu modo de funcionamento. “O compressor comum trabalha sempre em uma velocidade fixa quando precisa resfriar o interior do refrigerador. E desliga quando atinge a temperatura desejada. Já o compressor inverter possui velocidade variável. Podemos dizer que ele é inteligente, porque adapta sua operação de acordo com o que o refrigerador pede: mais velocidade quando precisa de mais resfriamento, e menos velocidade quando a temperatura está no nível ideal. É graças a isso que ele economiza energia”, descreve Santos.

Lançado em 2021, o compressor FMS, além da economia de energia, tem outros atributos de destaque, como o baixo ruído e menor oscilação de temperatura, para melhor preservação dos alimentos. Ele segue a tendência da miniaturização e tem apenas 12,3 centímetros de altura. Além disso, utiliza o refrigerante natural R600a, que não agride a camada de ozônio e tem potencial de aquecimento global próximo a zero. Essas duas características, tamanho e fluido refrigerante, além da própria economia de energia, o tornam mais sustentável ambientalmente do que modelos tradicionais anteriores. Os novos refrigeradores equipados com o compressor FMS, têm um desempenho ainda mais positivo. “Alcançamos 20% e 26% de economia de energia para os modelos ROC31 PRO e ROC35 PRO, respectivamente, marcando um novo padrão para o mercado nessas categorias”, informa Marcelo Pinto, Diretor Superintendente da Esmaltec. O refrigerador ROC31 PRO passou para 19 kWh/mês, e o ROC35 PRO para apenas 16,5 kWh/mês na versão 220 volts, e 17 kWh/mês na versão 127 volts. “O baixo consumo do modelo ROC35 PRO garantiu a ele a categoria A+++ na etiqueta do Inmetro, além do selo PROCEL ”, celebra. Juntas, Embraco e Esmaltec somam 110 anos de desenvolvimento de tecnologias de refrigeração inovadoras para o mercado brasileiro e mundial. “O lançamento do ROC31 PROe do ROC35 PRO reforça nosso compromisso mútuo com a inovação e com o desenvolvimento de produtos que atendem às necessidades do mercado e contribuem para a inclusão social, permitindo o acesso da população de menor poder aquisitivo à uma tecnologia de ponta, bem como para o desenvolvimento do país e para um futuro cada vez mais sustentável”, finaliza Caio Marcelo dos Santos.

Postado 20 de julho de 2024
COMPARTILHE