Sønderborg sediará a conferência mais importante do mundo sobre eficiência energética

Com apoio da Danfoss, a Agência Internacional de Energia (AIE) realizará sua sétima conferência global anual sobre eficiência energética em 2022 na cidade dinamarquesa de Sønderborg, que está trabalhando para neutralizar suas emissões de carbono antes de 2030

Para garantir uma transição verde e eficaz, a Dinamarca – assim como o mundo como um todo –deve usar a energia de maneira mais eficiente. Isso pode ser conseguido por meio da garantia de aquecimento e resfriamento mais eficientes de edifícios ou usando aquecimento excessivo em supermercados, por exemplo. Em geral, a eficiência energética é um recurso que não recebe a devida atenção dentre as opções mais benéficas ao meio ambiente que afetam o clima em geral e as finanças de forma positiva.
Com isso em vista, a conferência da AIE, que será realizada no próximo ano na Dinamarca e tem a Danfoss como uma de suas coorganizadoras, oferece uma excelente oportunidade para mostrar as tecnologias que podem liderar a redução das emissões globais de gases de efeito estufa.
“A Dinamarca está abrindo caminho para soluções de eficiência energética. No próximo ano, em Sønderborg, as empresas dinamarquesas terão uma ótima oportunidade de exibir soluções verdes que podem inspirar grandes corporações a reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. Nosso país possui uma forte indústria de eficiência energética, que já está muito avançada no desenvolvimento das tecnologias necessárias para atingir as metas globais de redução da pegada de carbono. Se quisermos ter um impacto visível em termos de mudança climática em nível global, é crucial exportar e colocar em uso as soluções inovadoras que as empresas dinamarquesas têm a oferecer”, disse o Ministro do Clima da Dinamarca, Dan Jørgensen.
O uso mais eficiente de energia aumentará a segurança do abastecimento e reduzirá a necessidade de expandir a infraestrutura de energia verde. A Agência Internacional de Energia estima que as melhorias de eficiência energética terão que contribuir com aproximadamente 40% das reduções de emissões necessárias para atingir as metas climáticas da ONU em todo o mundo.
O Diretor Executivo da Agência Internacional de Energia, Dr. Fatih Birol, afirma: “O caminho para neutralizar as emissões de carbono começa com o fortalecimento das iniciativas de eficiência energética em todo o mundo, que são críticas para atingir nossas metas de energia e clima. Não há tempo para esperar, precisamos agir agora e muitas das soluções já estão em nossas mãos. Mas os governos precisam fazer um esforço conjunto para usar as políticas existentes ao máximo e impulsionar a próxima geração de políticas, para impulsionar as tecnologias digitais, redes inteligentes e outras soluções importantes. Por esse motivo, estou muito satisfeito que a Dinamarca esteja hospedando nossa próxima conferência de eficiência energética em Sønderborg para garantir que mantenhamos essa questão crítica no topo da agenda política global.”.
Eficiência energética de classe mundial – Sønderborg reconhece o papel crucial da eficiência energética para atingir as metas climáticas na transição verde. Com a visão ‘Projeto Zero’, a cidade trabalha com o propósito de reduzir suas próprias emissões de gases de efeito estufa a zero até o ano de 2029, enquanto cria empregos locais e novas competências verdes. “Com Sønderborg como cidade-sede, as empresas dinamarquesas terão uma vitrine ideal para o mundo ver quais tecnologias de primeira classe serão usadas para combater as mudanças climáticas e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Desde a crise do petróleo na década de 1970, as soluções de eficiência energética têm sido uma parte importante do DNA da indústria dinamarquesa. Criamos uma indústria líder mundial que é vital para o desenvolvimento verde global.”, disse o CEO Lars Sandahl Sørensen, da Confederação da Indústria Dinamarquesa.

Kim Fause, presidente da Danfoss

Para o CEO e presidente da Danfoss, Kim Fausing, “a eficiência energética é a chave para a transição verde e o setor privado tem muitas das soluções prontas hoje. Agora precisamos acelerar a implementação e espero e acredito que é para isso que esta reunião contribuirá. Estou muito orgulhoso que a Danfoss esteja coorganizando a conferência e estamos ansiosos para mostrar o potencial concreto da eficiência energética em ação. Por exemplo, nossa produção de 250.000 m2 e espaço de escritório perto de Sønderborg serão neutros em CO2 já no próximo ano. Conseguimos isso colocando a eficiência energética em primeiro lugar”.
Já o prefeito de Sønderborg, Erik Lauritzen disse que  “O município de Sønderborg tem grandes ambições em nome do clima e do meio ambiente. Nossos esforços direcionados para nos tornarmos neutros em CO2 até 2029 já mostraram resultados impressionantes e reduzimos as emissões em 52% na área de Sønderborg. Estou orgulhoso de que agora tivemos a oportunidade de mostrar algumas de nossas soluções para os desafios climáticos e ambientais do futuro como cidade anfitriã da conferência internacional anual da Agência Internacional de Energia sobre eficiência energética.”
E o Presidente da Região do Sul da Dinamarca, Stephanie Lose, finaliza: “Organizar a conferência é um reconhecimento dos esforços de anos de Sønderborg e de uma série de empresas e parceiros no Sul da Dinamarca para promover soluções dentro da eficiência energética na Dinamarca e globalmente. Não é apenas uma inspiração fantástica para o nosso país, mas é também uma plataforma para nós juntos mostrarmos algumas das muitas parcerias público-privadas que foram criadas em Sønderborg, na Região do Sul da Dinamarca e no resto do país. Isso é para o benefício do clima global que, mais do que nunca, precisa de soluções e parcerias concretas”.
Principais tópicos

  • De 8 a 9 de junho de 2022, Sønderborg sediará a conferência internacional anual da Agência Internacional de Energia sobre eficiência energética.
  • O Ministério do Clima, Energia e Serviços Públicos é um coorganizador da conferência, que é realizada em colaboração com a Danfoss, a Confederação Dinamarquesa da Indústria Dinamarquesa e a State of Green.
  • O objetivo da conferência é reunir os tomadores de decisão e a indústria para liderar o caminho para um esforço maior em eficiência energética, convidando a indústria a exibir tecnologias de eficiência energética.
  • A eficiência energética afeta positivamente o clima, a saúde e os custos com consumo de eletricidade.
  • Com o Projeto Zero, Sønderborg prevê neutralizar sua própria pegada de carbono até 2029 por meio da conversão do sistema de energia.
COMPARTILHE