A cooperação mútua prevê desenvolvimento de profissionais, qualificação técnica e aproximação entre os setores industrial e acadêmico
A ASBRAV oferecerá seus laboratórios técnicos para que os pesquisadores do LAFRIG desenvolvam pesquisas em conjunto com a sua equipe. A UFRGS, em contrapartida, disponibilizará recursos humanos academicamente reconhecidos e a possibilidade de participação dos membros das ASBRAV nas publicações e coorientações de Trabalhos de Conclusão de Curso e de Dissertações de Mestrado. Como primeira atividade será projetado um calorímetro para fins de testes de equipamentos de ar-condicionado e bombas de calor.
“Estamos muito felizes e, também, honrados com essa cooperação, pois, neste ano em que celebramos os 30 anos de atuação da ASBRAV, esta é a primeira vez que firmamos parceria com uma entidade de ensino desse gabarito, uma vez que a UFRGS é a maior universidade do estado, está entre as principais no ranking nacional, contando com uma das melhores Escolas de Engenharia do País”, enfatiza o presidente da ASBRAV, Mário Henrique Canale.
Por sua vez, a coordenadora do Termo de Colaboração, Prof.ª Letícia Jenisch Rodrigues, engenheira mecânica, vice coordenadora do LAFRIG, e atual chefe do departamento de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia da UFRGS, acredita que “a parceria ASBRAV – LAFRIG/UFRGS é muito importante em vários aspectos. Primeiro, pela possibilidade de criar parcerias entre a academia, as empresas e indústrias do setor. Depois, pelo ‘terreno fértil’ que essas parcerias promovem para a inovação tecnológica e formação/atualização da mão de obra qualificada; e, por último, porque permitirá o desenvolvimento de novos produtos e serviços relacionados à climatização, refrigeração e aquecimento”, reflete. Ainda, segundo a professora “a UFRGS, uma das melhores universidades do País, juntamente com a Escola de Engenharia possuem grande interesse em aproximar a indústria de seus membros dos quadros docente, técnico e discente”, assegura.
O documento de colaboração entre as duas entidades tem validade inicial de cinco anos e é reflexo de uma equipe de trabalho composta por membros das duas entidades, tendo como coordenadora a engenheira mecânica, Prof.ª Letícia Jenish Rodrigues (UFRGS – ASBRAV – ASHRAE SOUTH BRAZIL); vice coordenador engenheiro mecânico, Prof. Cirilo Seppi Bressolin (UFRGS); engenheira mecânica, pós-doutoranda Dra. Crissiane Alves Ancine (UFRGS – B2P); Técnico Mecânico, João Batista da Rosa (UFRGS); discente do curso de Engenharia Mecânica, Hugo Lenine Bairros da Costa (UFRGS); e engenheiro mecânico, MSc. Eduardo Gus Brofman (B2P – ASBRAV – ASHRAE SOUTH BRAZIL)